Memorial apresenta Dona Ivone Lara e a banda Havana Brasil



Será nesta sext-feira, 27, às 21h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial

A série Conexão Latina de junho reúne no mesmo palco a sambista Dona Ivone Lara e a banda Havana, nesta sexta-feira, 27, às 21h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial. O show é mais uma realização do projeto, que tem a intenção de promover encontros de artistas da música latino-americana e brasileira.

Dona Ivone Lara nasceu em Botafogo, Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921. Filha de família pobre, a compositora - cantora passou a infância em um internato, onde estudou música com Lucila Guimarães, primeira esposa de Villa – Lobos.

Em 1978, foi gravado por Gal Costa e Maria Bethânia seu maior sucesso, “Sonho Meu”, em parceria com Délcio Carvalho. A canção foi premiada como a melhor do ano, o que resultou no convite da Odeon para gravar seu primeiro LP, em 1979, “Samba, Minha Verdade, Minha Raiz”.

No final da década passou a integrar a escola de samba Império Serrano, para a qual compôs alguns enredos como "Não Me Perguntes" (com Fuleiro) e "Os Cinco Bailes da Corte ou Os Cinco Bailes da História do Rio" (com Silas de Oliveira e Bacalhau).

No dia 26 de novembro de 2002, recebeu o Troféu do Prêmio Shell de Música, com um grande show no Canecão, Rio de Janeiro, em reconhecimento ao conjunto de obras durante os 55 anos de sua carreira artística.

Já o Havana Brasil estreou em janeiro de 2000 e gravou quatro discos. Apresentou-se em inúmeros eventos pelo país e tocou em festivais internacionais no Caribe. Formada por profissionais de vários estilos musicais e da dança latina e brasileira, a trupe reúne, cantores, bailarinos e músicos, todos empenhados em criar um espetáculo dançante, com samba, salsa, merengue, boleros.

A carreira peculiar dos artistas e seu entrosamento no projeto podem explicar o sucesso da banda. Ou talvez o bom gosto dos arranjos e composições, a segurança e as boas vibrações que transmitem no palco.

No repertório da banda, estão releituras de músicas brasileiras com arranjos latinos como “Seo Zé”, de Carlinhos Brown, em clima de guajira, e “Canção da Partida”, de Dorival Caymmi, em ritmo de salsa. O grupo costuma proporcionar aulas de dança caribenha antes de cada show, estimulando os que não tem tanta intimidade com as pistas a também entrarem na dança.

Conexão Latina: Dona Ivone Lara e Havana Brasil

Data: 27 de junho, sexta-feira

Horário: 21h

Ingressos: R$ 10,00 e meia-entrada

(à venda dia 26, das 14 às 19h, e no dia 27, a partir das 14h)Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Tel. (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

(M.C.)



06/27/2008


Artigos Relacionados


Memorial apresenta Dona Ivone Lara e a banda Havana Brasil

Virada Cultural Paulista traz o samba de Dona Ivone Lara e Jair Rodrigues

Projeto Segundas no Memorial apresenta Banda Sinfônica Jovem

Banda Sinfônica Jovem se apresenta no Memorial neste final de semana

Banda Sinfônica Jovem se apresenta de graça no Memorial da América Latina

Cultura: Banda Sinfônica do Estado se apresenta no Memorial da América Latina