Mercadante comparece a lançamento de livro sobre pobreza



Líder do governo no Senado e presidente do Grupo de Parlamentares Amigos da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) participou nesta terça-feira (9) do lançamento do livro Pobreza e Desigualdade no Brasil - traçando caminhos para a inclusão social, que reúne 20 artigos com análises sobre a miséria e a desigualdade como violação dos direitos humanos no país.

Em seu discurso, ele disse que, ao longo dos anos, o Brasil conviveu com inflação, estabilidade, mudanças de governo, democracia, ditadura, mas um tema continua monótono - -a desigualdade social, o nível de concentração da renda, da riqueza, do poder, da cultura, da educação e, portanto, o tema da exclusão social-.

De acordo com Mercadante, isso mostra que as estruturas que condenam a maior parte do povo brasileiro a uma situação de miséria e exclusão social -são extremamente poderosas, complexas, e têm conseguido sobreviver ao longo da história, apesar de tantas mudanças políticas e econômicas, que temos tido na nossa trajetória-. Mercadante também disse que o governo Luiz Inácio Lula da Silva chegou cheio de esperanças para reverter esse quadro.

- Nós sabemos que o crescimento econômico é uma dimensão absolutamente essencial para o combate à pobreza e à desigualdade, mas não é uma condição suficiente. Nós precisamos de reformas estruturais muito mais profundas, como a reforma agrária, que continua um imenso desafio.

Organizado por Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil, e Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora técnica da Unesco, o livro reúne artigos de grandes especialistas no tema, como o próprio Werthein e Mercadante. Entre os autores, estão também José Graziano, ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome; Benedita da Silva, ministra da Assistência e Promoção Social; Pierre Sané, diretor-geral adjunto para Ciências Humanas e Sociais da Unesco; e Frei Betto, assessor especial da Presidência da República e coordenador de Mobilização Social para o Programa Fome Zero.

Na solenidade, Jorge Werthein disse que a América Latina é uma das regiões mais desiguais do planeta. Ele pediu a concentração de esforços em políticas distributivas que priorizem a redução das desigualdades. Também disse que aplicar recursos em educação, saúde e proteção à infância não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos na promoção do desenvolvimento humano.

A idéia de produzir o livro surgiu em maio deste ano, durante o seminário internacional -Pobreza e Desigualdade no Brasil-, realizado em Brasília, com o objetivo de promover um debate capaz de ajudar no enfrentamento e na erradicação da pobreza no Brasil. Estiveram na solenidade, entre outros, os ministros José Graziano e Benedita da Silva, além da secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Emilia Fernandes.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet comparece a lançamento de livro

Sarney comparece a lançamento de livro de Suassuna

Sarney comparece a lançamento de livro de Dad Squarisi

ACM RECEBE PROJETO E COMPARECE A LANÇAMENTO DE LIVRO

Paim faz lançamento de livro sobre Previdência

Senado patrocina lançamento de livro sobre JK