Mercadante: FAO deveria implementar programa de compra de estoques de alimentos



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) sugeriu nesta terça-feira (16) que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO-ONU) implemente um programa internacional de compra de estoques de alimentos. Ele argumentou que a iniciativa contribuiria para garantir a segurança alimentar em âmbito mundial e, ao mesmo tempo, ajudaria a interromper o processo de queda dos preços das commodities.

- O governo brasileiro deveria liderar essa bandeira no âmbito do G-20 - disse o senador, referindo-se ao grupo formado pelos chamados países ricos e emergentes e ao fato de que o G-20, este ano, é presidido pelo Brasil.

Mercadante argumentou ainda que nenhum país, isoladamente, será capaz de "dar uma resposta satisfatória a essa crise no que se refere à agricultura". Por isso, frisou, será necessário uma coordenação internacional entre diversos governos. Ele lembrou que a queda nos preços dos alimentos atinge principalmente os países em desenvolvimento, "que não têm as medidas de proteção, como os subsídios, que a Europa e os Estados Unidos oferecem à sua agricultura".

- Temos de preservar o produtor agrícola - reiterou.

O senador por São Paulo fez essas declarações durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual ele é presidente. A reunião, que teve o objetivo de debater os impactos da crise econômica mundial sobre a agropecuária brasileira, contou com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

O senador Osmar Dias (PDT-PR), que também esteve na audiência, apoiou a sugestão de Mercadante sobre a compra de estoques.

- É uma idéia que a FAO acalenta há muitos anos, mas é preciso unir os chefes de Estado em torno dessa idéia - observou ele.



16/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante sugere que FAO promova compra de estoques de produtos agrícolas

Mulheres extrativistas do Amapá melhoram renda com programa de compra de alimentos

Formação de estoques de alimentos pode reduzir risco de insegurança alimentar

Publicada lei que autoriza governo brasileiro a doar estoques de alimentos a outros países

Paraná amplia recursos para compra de alimentos

MDS libera recursos para compra de alimentos no Nordeste