Mercadante lê moção da Câmara dos Estados Unidos com elogios ao Brasil por avanços com biocombustíveis
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), em discurso no Plenário do Senado nesta terça-feira (27), leu uma moção, elaborada pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que classifica o Brasil como "líder regional e parceiro", e reconhece o esforço do país na "trilha para o desenvolvimento", especialmente pela mudança da matriz energética e pela posição de preservação das florestas.
O texto da Resolução 651 pede que o presidente norte-americano, George W. Bush, continue a aprofundar o relacionamento bilateral com o Brasil, reconhece o papel do país como líder regional e elogia o seu papel na liderança da missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti. A moção também elogia o Brasil por diversificar, de modo bem-sucedido, seus recursos energéticos e reduzir a dependência do petróleo. A moção também apóia o memorando de entendimento de 9 de março de 2007 assinado entre Estados Unidos e Brasil sobre biocombustível como passo importante para fortalecer as relações bilaterais, a integração hemisférica e a diversificação energética.
- Queria registrar o reconhecimento do esforço que o Brasil vem trilhando no desenvolvimento sustentável, na distribuição de renda, na melhoria das condições de vida e na mudança da matriz energética por instituições isentas como o PNUD da ONU; polêmicas, como a Câmara de Deputados dos Estados Unidos; e independentes, como o jornal La Nación, da Argentina - disse o senador
O jornal argentino La Nación, de acordo com Mercadante, publicou na semana passada, matéria destacando que o Brasil estava se transformando numa potência emergente, assumindo a liderança no Hemisfério Sul.
IDH
Aloizio Mercadante lembrou mais uma vez que o Brasil entrou pela primeira vez no grupo de países considerados de alto desenvolvimento humano, de acordo com relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O parlamentar citou ainda que o Brasil, no novo relatório do PNUD sobre os efeitos do aquecimento global, foi citado 103 vezes de forma positiva, graças aos esforços pela preservação das florestas tropicais, e pelo avanço na utilização dos biocombustíveis e do etanol.
27/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante lê moção da Câmara dos Estados Unidos elogiosa ao Brasil
Brasil e Estados Unidos debatem avanços na cooperação em ciência e tecnologia
Comissão revoga Moção de Repúdio à China e aos Estados Unidos
Governo estuda negociar com os Estados Unidos a simplificação de vistos de trabalho, diz Mercadante
Presidente da Câmara dos Estados Unidos visita o Senado
Patriota recebe presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos