Mercadante: ONU inclui o Brasil no grupo de países de alto desenvolvimento humano



A inclusão do Brasil no grupo de nações de alto desenvolvimento humano, conforme avaliação do Programa das Organizações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi saudada pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), em discurso no Plenário nesta terça-feira (27). Conforme ressaltou o parlamentar, é a primeira vez que o país atinge esta condição, combinando ampla democracia, crescimento econômico e distribuição de renda.

O parlamentar lembrou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e desde então são feitas comparações entre as nações quanto à condição de saúde, educação e padrão de vida, este último incluindo crescimento econômico e Produto Interno Bruto (PIB) per capta. Ao explicar que o último relatório divulgado pelo PNUD analisa dados de 2005, Mercadante ressaltou que a classificação do país deverá ser ainda melhor quando forem considerados os dados de 2006 e 2007. O senador explicou que, atualmente, apenas 70 nações são classificadas como de alto desenvolvimento humano.

- O Brasil tem hoje um PIB per capta de US$ 8.402, uma expectativa de vida de 71,7 anos, além de 87,5% de brasileiros em idade escolar freqüentando a escola. Desde o pós-guerra, o país não vive um cenário como este, de crescimento econômico, ampla democracia, estabilidade de economia e distribuição de renda - ressaltou.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Áudio | Para Rollemberg, desenvolvimento humano no Brasil é preocupante

Atlas Brasil 2013 traz ranking de cidades brasileiras baseado no desenvolvimento humano

Alto comissário da ONU diz que Brasil pode ser destino para refugiados de países árabes

Brasil é primeiro latino-americano integrado ao grupo dos países do Sudeste da Ásia

Brasil entra no grupo de países com baixo índice de cárie na população, diz Saúde

Mercadante diz que Brasil se afastará de desenvolvimento se recuar em legislação ambiental