Mercado de trabalho aponta estabilidade em novembro, diz FGV



O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que antecipa as tendência do mercado de trabalho, indica recuperação em novembro, após a queda de julho, registrando estabilidade com variação de -0,1% em relação a outubro, livre de influência sazonal. O indicador foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira (16).

Já o Índice Coincidente de Desemprego (ICD), outro indicador calculado pela FGV, subiu 0,2% em novembro em relação a outubro, já com ajustes sazonais. Segundo a Fundação, o resultado sinaliza estabilização da taxa de desemprego. “Considerando-se médias móveis trimestrais, o indicador apresenta uma tendência ligeiramente decrescente para a taxa no quarto trimestre de 2013”, informou a entidade.

Variações na composição dos indicadores

O IAEmp é construído como uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

A estabilização do IAEmp deveu-se a movimentos diversos dos seus componentes: o indicador da Sondagem da Indústria que mede as expectativas dos empresários em relação à evolução do ambiente dos negócios teve queda de 2,9%; já o ímpeto de contratações de mão de obra subiu 2,2%.

Série Histórica do IAEmp

Já o ICD é construído a partir dos dados desagregados - em quatro classes de renda familiar - da pergunta da Sondagem do Consumidor que procura captar a percepção sobre a situação presente do mercado de trabalho.

As classes que mais contribuíram para o aumento do ICD em novembro foram as duas extremas: de um lado, os consumidores com renda familiar de até R$ 2.100,00, cujo Indicador de Emprego (invertido) variou 2,0%; do outro, a dos que possuem renda superior a R$ 9.600,00, com variação de 1,5%.

 Série Histórica do ICD

Fonte: Portal Brasil com informações da FGV



16/12/2013 20:29


Artigos Relacionados


Wilson Santiago aponta necessidade de qualificar jovem para mercado de trabalho

Taxas médias de juros mantêm estabilidade em novembro

Projeções do mercado para crescimento do País mantêm estabilidade

Pesquisa aponta estabilidade nas taxas de juros de setembro

Papaléo aponta risco de inflação como ameaça à estabilidade econômica

Secretaria do Trabalho da Bahia debate inserção no mercado de trabalho