Mercado de trabalho brasileiro será positivo neste ano, segundo Ipea



As medidas tomadas pelo governo brasileiro em 2009 para estimular o mercado interno, tais como a expansão da oferta de crédito, a manutenção dos investimentos em infraestrutura e o estímulo ao consumo via redução de impostos, permitem que o Brasil hoje possa projetar um cenário positivo para o mercado de trabalho em 2010. É o que mostram os dados do Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise, nº 42, divulgado nessa segunda-feira (8), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O trabalho foi coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea e apresenta um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano em 2009, comentando a evolução dos principais indicadores divulgados pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED/MTE), e pela Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (PED/Dieese).

O boletim traz também três notas técnicas que analisam questões relacionadas à inserção da mulher no mercado de trabalho. O documento reúne ainda três ensaios sobre economia solidária, tendo como fio condutor as relações entre as práticas econômicas solidárias e as questões ambientais. Veja o boletim completo clicando aqui.

 

Fonte:

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 



09/03/2010 16:46


Artigos Relacionados


Mercado de trabalho brasileiro terá cenário positivo neste ano

Expansão do mercado de trabalho ainda é dúvida neste segundo semestre, avalia Dieese

Ipea diz que envelhecimento da população vai exigir adequação no mercado de trabalho

Mercado de trabalho está melhor no primeiro trimestre deste ano, diz Ipea

Ipea divulga boletim trimestral de mercado de trabalho nesta quinta

Mercado de trabalho avança em qualidade em 2009 apesar da crise mundial, diz Ipea