Mercosul terá cargo de alto representante-geral
O Mercosul passará a contar com um alto representante-geral. O anúncio da criação do cargo foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante a 40ª cúpula do bloco, realizada em Foz do Iguaçu (PR). Segundo o ministro, o futuro ocupante do cargo, com mandato de três anos, renováveis por mais três, terá função semelhante à da britânica Catherine Ashton, que atualmente ocupa o cargo de alta representante para Política Externa da União Europeia.
- Trata-se de algo parecido com o que existe na União Europeia. O Mercosul vai ter uma cara. Muita gente procura o Mercosul para conversar, mas quem vai falar em nome do bloco? É o alto representante - disse Amorim, após classificar o Mercosul como "núcleo dinâmico da integração sul-americana".
O ministro disse não ter conhecimento sobre como será feita a escolha do primeiro ocupante do cargo, mas adiantou que não será candidato a ocupá-lo. Ao ser provocado sobre a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser apontado como primeiro alto representante do Mercosul, após deixar o governo, o ministro disse não acreditar na hipótese.
- Não posso falar pelo presidente Lula, nem conversei com ele sobre isso. Na minha opinião, ele está acima desses cargos, mas quem pode mais pode menos - afirmou Amorim.
Entre as atribuições do novo cargo estão as de representar o Mercosul em organismos internacionais e junto a terceiros países ou blocos e coordenar os trabalhos de implementação das metas previstas no plano de ação para um Estatuto da Cidadania do Mercosul, aprovado durante a mesma cúpula.
16/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil defende criação do cargo de alto representante-geral do Mercosul
Mercosul pode aprovar criação do cargo de alto representante-geral
Itamaraty confirma Samuel Pinheiro Guimarães no cargo de alto representante-geral do Mercosul
Ministros aprovam criação de cargo de alto representante do Mercosul
Representação Brasileira aprova criação de cargo de alto-representante do Mercosul
Graziano assume cargo de diretor-geral da FAO no dia 1º de janeiro