Mesquita anuncia redução dos juros no BB para funcionalismo estadual do Acre
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) anunciou a redução dos juros cobrados pelo Banco do Brasil no Acre nos empréstimos concedidos ao funcionalismo público estadual. As taxas serão reduzidas de 8,5% para 2,9% ao mês, resultado de uma negociação do governador Jorge Viana com a diretoria do banco, segundo informou. Os empréstimos são via cartão de crédito, cheque especial e crédito direto ao consumidor (CDC). Mesquita disse que a maior parte dos 35 mil servidores públicos do Acre estavam sufocados por juros sobre empréstimos que não conseguiam pagar e lhes consumiam todo o salário.
Mesquita Júnior disse que, após a intervenção federal -que acabou com o Banco do Estado do Acre (Banacre), pela irresponsabilidade de governos anteriores-, o governo Jorge Viana centralizou todos os pagamentos no Banco do Brasil, sendo que só com folha de pagamento, passam pelo BB R$ 40 milhões.
Com a intervenção do governador, viajaram ao Acre o vice-presidente do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, e os diretores Edson Monteiro e João Matos, que rapidamente decidiram pela redução dos juros.
- Foi uma decisão importante, porque o pagamento rigorosamente em dia dos salários do funcionalismo, inédito no Acre, não estava se refletindo no comércio, na indústria, nos serviços, porque os funcionários estavam sufocados pelos juros e pelas dívidas - explicou o senador.
Geraldo Mesquita Júnior também comunicou que requereu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), uma sessão solene extraordinária do Congresso Nacional para comemorar o centenário do Tratado de Petrópolis, no dia 17 de novembro próximo. O tratado, assinado entre Brasil e Bolívia, garantiu a posse, pelo Brasil, de toda uma área boliviana ocupada por brasileiros, que a defenderam até pela via armada. A ação de Plácido de Castro e a diplomacia do Barão do Rio Branco garantiram a transferência da região para o Brasil, com o nome inicial de Território do Acre. O mesmo requerimento foi enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado João Paulo Cunha (PT-SP).
08/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior anuncia ação do Ministério Público para acabar com queimadas no Acre
Geraldo Mesquita anuncia construção de ponte sobre o Rio Acre
Geraldo Mesquita anuncia encontro de jornalismo ambiental no Acre
Geraldo Mesquita anuncia lançamento de livro sobre a história do Acre
Queimadas poderão ser totalmente proibidas no Acre a partir de 2011, anuncia Mesquita Júnior
Caixa anuncia redução de juros também para o crédito imobiliário nesta 4ª feira