Mesquita Júnior relata viagem de delegação da CRE aos países do Caribe



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em discurso nesta terça-feira (7), relatou a visita da delegação da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) à Guiana, Panamá, Jamaica, República Dominicana e Haiti, entre 31 de agosto e 9 de setembro deste ano, que considerou "muito proveitosa". O grupo foi composto pelos senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Virgínio de Carvalho (PSC-SE) e Marco Antônio Costa (DEM-TO).

- Se esperamos afirmar e ampliar interesses de política externa pensando em um intercâmbio político, diplomático e cultural, temos a obrigação de acentuar a presença não só nos países que chamam de primeiro mundo - afirmou.

O parlamentar elogiou a presença das tropas brasileiras na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, a Minustah, que ajuda na recuperação do país após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. O país também vem sendo devastado por calamidades naturais. Segundo o senador, o apoio vai além da ação policial.

- A recuperação da infra-estrutura viária e a prestação de apoio técnico consultivo para normalidade institucional do país, entre outras ações, somam-se às tarefas atribuídas às forças militares - destacou

Mesquita Júnior também fez um mea culpa ao rever o seu posicionamento em relação ao envio das tropas, já que, na ocasião, votou contra.

- O empenho, o preparo e a dedicação das tropas brasileiras no Haiti muito contribuíram para a mudança estratégica assumida pela ONU naquele país - ressaltou.



07/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delegação da CRE visitará cinco países do Caribe

Geraldo Mesquita: Países do Caribe esperam parcerias com o Brasil

Mesquita Júnior relata supostas ameaças do PT a eleitores de Feijó (AC)

Mesquita Junior relata encontro que debateu migração de latino-americanos

Serys diz que viagem de delegação da CRE à China foi produtiva

Participação de mulheres na política cresceu nos países da América Latina e Caribe