Mesquita quer integração da Amazônia com o Mercosul
O senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) defendeu, em pronunciamento feito nesta terça-feira (25), o engajamento de todas as regiões e estados brasileiros no fortalecimento do Mercosul.
Para ele, os interesses do bloco internacional em relação ao Brasil deveriam ir além do "Clube do Bolinha" - conforme denominou os estadosdo sul e ainda São Paulo, que promovem no Mercosul ações regionais patrocinadas por fortes federações, como a das indústrias de São Paulo (Fiesp).
Integrante da Comissão Parlamentar Mista do Mercosul, presidida pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Mesquita Júnior lembrou que, ao ser convidado para a comissão, alimentava poucas expectativas em relação ao grupo continental composto por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina e, mais recentemente, pela Venezuela, que fez sua adesão plena ao bloco há um mês.
No entendimento de Mesquita Júnior, após a entrada da Venezuela, país próximo à fronteira com o Acre, regiões distantes como a Amazônia passaram a vislumbrar grandes interesses para sua integração econômica com o restante do Brasil.25/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior destaca papel do Mercosul na integração do continente
Mesquita Júnior quer levar a todo o país debate sobre o Mercosul
Mesquita Júnior quer ensino obrigatório de Espanhol e defende ingresso da Venezuela no Mercosul
Mesquita Júnior quer plebiscito para que Amazônia escolha fuso horário
Representação Brasileira do Mercosul quer debater políticas de integração
COMISSÃO DO MERCOSUL QUER MAIOR INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES