Metrô de SP completa 33 anos de operação comercial



Neste período, foram transportados mais de 17 bilhões de passageiros, o correspondente a duas vezes e meia a população mundial, mais de 13 vezes a po

O Metrô de São Paulo, o primeiro do país, completa, hoje, 33 anos de operação comercial. O sistema conta atualmente
com uma rede de 61,3 quilômetros de linhas e 55 estações, distribuídas em quatro linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás). Até 10 de setembro deste ano, foi alcançada a expressiva marca de 17.032.330.555 passageiros
transportados, o correspondente a duas vezes e meia a população mundial, mais de 13 vezes a população da China ou 94 vezes a população do Brasil.

Nesses 33 anos de operação comercial, os 117 trens da frota
metroviária percorreram 304.701.576 quilômetros, distância equivalente à realização de 397 viagens de ida e volta à Lua. A média de passageiros transportados   no Metrô é de mais de 3 milhões de usuários nos dias úteis.

CRONOLOGIA DA OPERAÇÃO

A operação comercial dos primeiros sete quilômetros de linhas, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, da Linha 1-Azul (antiga Norte-Sul) ocorreu  no dia 14 de setembro de 1974, após intenso programa de treinamento da população, que até então não tinham contato com equipamentos hoje tão
comuns como escadas rolantes e bilhetagem eletrônica.

Nesta fase inicial, a operação comercial do Metrô era restrita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, e fechava nos fins de semana. Na época, a média diária de passageiros era de 2.858 pessoas.

A Linha 1-Azul, entre Jabaquara e Santana, foi concluída em 26 de setembro de 1975, e o atendimento ao público passou a ser das 6 às 20h30.


No dia 29 de abril de 1998, foram inauguradas as estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi, ao Norte da estação Santana. Com isso, a Linha 1-Azul passou a contar com 20,2 quilômetros de extensão e 23 estações. É a
linha com o maior número de usuários, responsável pelo transporte de 1,3 milhão de pessoas em dias úteis.

A estação Sé, a maior do sistema, interliga as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, e foi inaugurada no dia 17 de fevereiro de 1978. Cerca de 650 mil pessoas circulam diariamente por esta estação.

A Linha 3-Vermelha (antiga Leste-Oeste) iniciou a operação comercial   em 10 de março de 1979, com os trens circulando no trecho entre as estações Sé e Brás, passando direto pela estação Pedro II. Essa linha, a mais extensa da rede, tem 22 quilômetros de extensão, 18 estações , e foi concluída no dia
17 de dezembro de 1988, com as inaugurações das estações Marechal Deodoro e Palmeiras/Barra Funda. É utilizada por cerca de 1,2 milhão de pessoas/dia.

No dia 25 de janeiro de 1991 entrava em operação o primeiro trecho da Linha 2-Verde, entre as estações Paraíso (de interligação com a Linha 1-Azul) e Consolação. Nessa época, o funcionamento da Linha 2 se limitava ao período
das 10 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

Com as entregas das estações Ana Rosa II e Clínicas, no dia 12 de setembro de 1992, a Linha 2 passou a funcionar em todo o trecho da avenida Paulista, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em 20 de novembro de 1995, a
operação comercial do trecho Ana Rosa – Clínicas foi estendida até a meia-noite, passando a prestar serviço das 5 às 24 horas.

No dia 21 de novembro de 1998, a Linha 2, que até então funcionava entre Ana Rosa e Clínicas, ampliou o seu atendimento em mais 2,3 quilômetros, com as
inaugurações das estações Sumaré e Vila Madalena, na zona Oeste.

No primeiro semestre do ano passado, a operação da Linha 2 do Metrô foi ampliada com as inaugurações das estações Imigrantes (15/04/2006) e Chácara Klabin (09/05/2006). No dia 30 de junho deste ano, governador   José Serra
inaugurou a estação Alto do Ipiranga, concluindo assim a primeira etapa de expansão da Linha 2 em direção à zona Leste.

A Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) conta atualmente com 10,7 quilômetros de extensão, 11 estações e transporta diariamente cerca de 370 mil passageiros.

No dia 12 de outubro de 2002, com a inauguração do trecho inicial da Linha 5-Lilás, entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, no centro do bairro de Santo Amaro, o Metrô ganhou mais 8,4 quilômetros de extensão operacional
e seis novas estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). Atualmente, a Linha 5-Lilás transporta cerca de 91 mil passageiros/dia.

TRENS: INTERVALOS E FROTA

O intervalo entre trens (headway) do Metrô nos horários de "pico", das 7 às 9 horas, e das 17 às 19 horas, é um dos menores do mundo. Na Linha 3-Vermelha ele é de apenas 101 segundos; na Linha 1-Azul é de 109 segundos; e na Linha 2-Verde é de 150 segundos. A Linha 5-Lilás opera com um intervalo médio de 381 segundos.

Apenas dois metrôs do mundo (de Moscou e de Paris) programam intervalos entre trens inferiores a 101 segundos.

Nos horários de maior movimento, o Metrô opera com 104 trens:  43 na Linha 1-Azul, 15 na Linha 2-Verde, 42 na Linha 3-Vermelha, e quatro na Linha 5-Lilás.

A frota total de trens do Metrô atualmente é de 117 composições (de seis carros cada uma), sendo 51 da Linha 1-Azul, 47 da Linha 3-Vermelha, 11 da Linha 2-Verde, e oito da Linha 5-Lilás.

INTEGRAÇÃO

A operação do Metrô está integrada a outros sistemas de transporte coletivo na capital paulista: aos trens da CPTM e a 494 linhas de ônibus nos terminais   urbanos (386 municipais e 108 intermunicipais).

A integração com trens da CPTM pode ser feita nas seguintes
estações:  Luz (Linha 1-Azul); Corinthians/Itaquera, Tatuapé, Brás e Palmeiras/Barra Funda (Linha 3-Vermelha); e Santo Amaro (Linha 5-Lilás).
Desde maio de 2000, as integrações metroferroviárias nas estações Brás e Palmeiras/Barra Funda, na Linha 3; e Santo Amaro, na Linha 5, são gratuitas.
Em setembro de 2004, a estação Luz também passou a realizar transferências sem acréscimo tarifário entre o Metrô e a CPTM.

EXPANSÃO DA REDE METROVIÁRIA

A expansão do Metrô paulistano está sendo realizada em duas frentes de obras: uma com a construção da Linha 4-Amarela, que prevê a construção de 12,8 quilômetros de extensão subterrânea e 11 estações, entre os bairros de Vila Sônia (zona Oeste) e a Luz, no centro da capital; e a outra com a
expansão da Linha 2-Verde, entre Alto do Ipiranga e Vila Prudente, já na zona Leste. São mais 4,3 quilômetros de trilhos e três novas estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente).

A previsão é de que a primeira fase da Linha 4 entre em operação comercial em 2009, e as novas estações da Linha 2 em 2010.


Do Metrô
(S.M.)



09/14/2007


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