Metrô: Estação Paulista da Linha 4 - Amarela começa a ser escavada em julho



Primeira fase deve operar já em 2008 com a estação Paulista integrada à estação Consolação da linha 2 - Verde

A estação Paulista do Metrô será entregue na primeira fase de operação da Linha 4 – Amarela, que começa a ser ascavada em julho e está prevista para terminar em dezembro de 2008. Ela será interligada à estação Consolação da linha 2 – Verde (Imigrantes - Vila Madalena) através de um túnel de acesso que possibilitará aos usuários a integração entre as duas linhas sem a necessidade de sair do sistema.

O poço de obras da futura estação está localizado no número 2367 da Rua da Consolação, sentido centro, e deve ser concluído em julho, quando será iniciada a escavação de dois túneis, um no sentido da estação Oscar Freire e outro no sentido da estação Higienópolis (estações vizinhas à Paulista).

As obras da estação Paulista começaram em novembro de 2005 com a construção das paredes-diafragma, que servem para estabilizar e impermeabilizar o solo dando suporte à escavação.

Do outro lado da Consolação fica o canteiro de serviço onde será perfurado o “poço Angélica”, que servirá como segundo acesso da estação e auxiliará na construção da passarela subterrânea sob a rua.

“MegaTatuzão” entre Faria Lima e Luz

  O método de escavação de túnel no trecho entre as estações Faria Lima e Luz, passando pelo local onde está sendo construída a estação Paulista, utilizará o shield (“megatatuzão”), uma máquina de 715 toneladas, em fabricação na Alemanha.

O shield será montado na área da  futura estação Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros, de onde iniciará a perfuração até a estação Luz.

No trecho onde estão sendo construídas as estações Pinheiros e Butantã, em direção ao pátio Vila Sônia, o método é o NATM (New Austrian Tunneling Method) ou método de mineração, no qual são usadas armações metálicas e camadas de concreto jateado para sustentar a escavação progressiva.

Outra frente de trabalho, situada no poço de ventilação “José Eusébio” (rua da Consolação, 1837), avança na construção de um túnel que servirá como estacionamento subterrâneo de trens. Essa frente já atingiu mais de 120 metros escavados no sentido da estação Paulista.

A Linha 4 – Amarela terá 12,8 quilômetros subterrâneos e ligará a Vila Sônia, na região do Butantã, ao bairro da Luz, no Centro.

A “linha da integração”, irá interligar-se com as linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha do Metrô e com as linhas A, B, C , D e E da CPTM, nas estações Pinheiros e Luz.

Na primeira fase de operação da Linha 4 – Amarela, funcionarão as seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã, além do pátio de manobr

05/16/2006


Artigos Relacionados


Metrô: Começa concretagem da laje de fundo da estação Butantã da linha 4 - Amarela

Metrô: Começa concretagem da laje de fundo da estação Butantã da linha 4 - Amarela

Estação Paulista da Linha 4-Amarela terá plataforma interditada no fim de semana

Metrô: está chegando o "megatatuzão" da linha 4-Amarela

Estado inicia 2ª fase de obras Linha 4-Amarela do Metrô

Metrô: Prosseguimento das obras da Linha Amarela está garantido