Metrô libera uso de bicicletas nas estações durante a semana



O acesso será para no máximo 4 bicicletas por trem, embarcadas sempre no último vagão

Agora os  ciclistas podem viajar com suas bicicletas nos trens do Metrô em todos os dias da semana, a partir das 20h30. O acesso será para no máximo 4 bicicletas por trem, embarcadas sempre no último vagão.

O horário para os ciclistas usarem o sistema metroviário também foi ampliado. Com início previsto para o dia 20, o horário, aos sábados, irá das 14h até o final da operação comercial (uma hora da manhã de domingo). Aos domingos e feriados, está garantido o acesso das 4h40 à meia-noite.

Na CPTM, também mudam os horários. Aos sábados, assim como no Metrô, os ciclistas poderão entrar com as bikes das 14 à 1h. Nos domingos e feriados, a permissão valerá para o dia todo.

Incentivo  

Até o fim de setembro, o Metrô concluirá a primeira fase do programa que incentiva o uso de bicicletas. Serão disponibilizados sete novos bicicletários e oito pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas), além do serviço de empréstimo de bicicleta. Para viabilizar a ação, o Metrô firmou parceria com o Instituto Parada Vital, que promove o uso da bicicleta para lazer e como meio de transporte alternativo.

A exemplo do que ocorre em Paris, uma das cidades pioneiras na implantação desse sistema, o usuário receberá bicicleta, capacete e  cadeado, podendo devolvê-los em qualquer bicicletário do sistema até as 20 horas do dia da retirada. Os primeiros 30 minutos serão gratuitos. Após esse período, serão cobrados R$ 2,00 por hora e diária de R$ 50,00. Inicialmente, serão 80 bicicletas, distribuídas em oito bicicletários. Para utilizar o serviço, o interessado deverá preencher cadastro, assinar um Termo de Responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.

Além do empréstimo de bike, essa fase do programa contará com oito bicicletários, que juntos oferecerão 350 vagas: sete novos mais a unidade Vila Guilhermina-Esperança que opera desde abril de 2007 e conta com 100 vagas. Os bicicletários de Corinthians-Itaquera e Carrão já estão prontos e também oferecem 100 vagas cada um. Cinco outras unidades serão implantadas nas estações Vila Mariana, Paraíso e Sé (Linha 1-Azul); Anhangabaú e Marechal Deodoro (Linha 3-Vermelha), com 10 vagas para acomodação de bikes em cada unidade.

Os pára-ciclos serão instalados em oito estações, com 20 vagas por unidade: Jabaquara (Linha 1-Azul); Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (Linha 3-Vermelha); Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (Linha 5-Lilás).

O uso dos bicicletários e dos pára-ciclos é gratuito e a operação dos dois serviços de responsabilidade do Instituto Parada Vital, que conta com o apoio da Companhia Porto Seguro. No caso dos bicicletários, é necessário cadastrar-se apresentando um documento com foto. Uma etiqueta numerada de identificação será afixada na bicicleta e ele receberá um  cartão de controle contendo a mesma numeração. Já os usuários dos pára-ciclos deverão levar cadeado e corrente próprios para imobilizarem a bike.

A segunda fase do projeto deverá instalar bicicletários em mais sete estações: Liberdade, São Bento e Tiradentes (Linha 1-Azul); Sumaré (Linha-2); Santa Cecília, Brás e Palmeira-Barra Funda (Linha 3-Vermelha).

Do Metrô



09/18/2008


Artigos Relacionados


Metrô disponibilizará bicicletas em oito estações

Metrô disponibilizará bicicletas em oito estações

Corais Natalinos se apresentam durante dezembro nas estações do Metrô

Metrô reforça efetivos nas Estações Sé e São Bento durante evento “21 anos da Lei de Cotas"

Metrô terá obras nas futuras estações fradique coutinho e oscar freire neste fim de semana

Bicicletas são bem-vindas no Metrô e na CPTM