Metrô: Participação das mulheres na demanda da Linha 2 – Verde supera a dos homens
Pesquisa de Caracterização Socioeconômica desta linha revela também que é a mais utilizada pela classe média alta
A participação das mulheres na demanda da Linha 2 – Verde do Metrô em 2005 (quando operava entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena) superou a dos homens, com índice de 56%. Em maior proporção estão mulheres que exercem funções subalternas, de escritórios e inativas. O crescimento do sexo feminino na demanda se deve ao fato da quantidade de mulheres que se integrou ao mercado de trabalho ter atingido o maior patamar desde 1985.
As características dos usuários dessa linha se diferenciam das dos usuários das demais linhas do Metrô, apresentando melhor situação socioeconômica. Na Linha 2 encontra-se o maior percentual de classe média alta. Essas informações foram apuradas em recente pesquisa, com dados coletados entre agosto e dezembro de 2005. A enquete "Caracterização Socioeconômica dos Usuários e seus Hábitos de Viagem na Linha 2 – Verde", é realizada a cada dois anos pela Gerência de Operações do Metrô.
Renda Familiar e Individual
A renda média familiar da Linha 2 ficou em 12,4 salários mínimos e a renda média individual ficou em torno de 6,6 salários. O número médio de contribuintes para a renda familiar é duas pessoas. Observou-se um ligeiro aumento da renda familiar da faixa mais baixa, com até quatro salários mínimos, e uma queda na faixa intermediária, com mais de oito, até 15 salários mínimos. As demais faixas ficaram relativamente estáveis. Embora no período de 2003 a 2005 tenha se verificado uma pequena recuperação do rendimento médio da população, no Metrô a renda média familiar dos usuários registrou uma variação negativa de aproximadamente 2%.
Essas mudanças podem ser atribuídas ao empobrecimento da classe média, às políticas sociais implementadas pelo governo federal, que beneficiaram particularmente a população de baixa renda, e à queda no desemprego.
Essa situação deve alterar-se com o funcionamento (a partir de 30 de março deste ano) do novo trecho Ana Rosa-Imigrantes da Linha 2-Verde, ao aumentar ainda mais as parcelas de maior rendimento. Além disso, o início da operação da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia -Luz), em dezembro de 2008, também contribuirá para a modificação do perfil socioeconômico dos usuários do metrô, já que haverá tanto entradas de usuários com renda mais baixa como de renda mais alta, tendo em vista que na área de influência da Linha 4 existem residências de padrão mais elevado e empregos mais qualificados, como também áreas ocupadas por favelas.
O fato de ser uma linha que se integrará com todas as outras linhas do Metrô, e também com as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, também reforçará tais transformações.
Profissões
Mesmo considerando todos os benefícios que facilitam o acesso da parcela de usuários de baixa renda ao transporte, em 2005, o percentual de usuários mais pobres, com renda de até três salários mínimos, está no patamar de 10% na Linha 2. Uma das possíveis explicações para esta baixa participação do segmento na demanda é o fato da área de influência dessa linha atrair pessoas com ocupações mais privilegiadas e, portanto, com rendimentos mais altos. Isso fica evidente quando se observam as profissões exercidas por esses usuários, sendo o grupo de profissionais liberais, proprietários e diretores preponderante sobre os demais.
Vale-transporte
Entre os usuários dessa linha, 30% declararam o uso do vale-transporte. Esse total representa apenas uma parcela dos que recebem auxílio por parte dos empregadores, pois o total desses usuários é maior, somando-se os que recebem o valor da tarifa em dinheiro (44%). O vale-transporte atinge em maior proporção os usuários com renda familiar de até 15 salários mínimos. Vale destacar, ainda, que os grandes beneficiários desse auxílio são os usuários com registro em carteira (93%).
Distritos de Residência
Quanto ao distrito de residência dos usuários desta linha, verifica-se um pequeno decréscimo de moradores da zona Sul e um aumento no Centro expandido e na Grande São Paulo. Os usuários desta linha estão distribuídos entre os distritos de residência: centro expandido, Grande São Paulo, zona Sul e zona Leste. Um pouco menos da metade residem até 1.200 metros da estação, o que explica o percentual elevado de usuários exclusivos de metrô, que representam mais de 1/3 da demanda.
Origem e Destino das Viagens
Nessa linha, a maioria das viagens tem origem no centro expandido, seguido pela zona Sul. Por outro lado, os destino dos usuários ficam mais distribuídos: centro expandido, zona Sul, centro e Grande São Paulo, pólos concentradores de trabalho.
Departamen
06/14/2006
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