MinC promove oficinas de capacitção na Bahia



As oficinas de capacitação para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes acontecem em todo o Brasil e, no Nordeste, a Regional MinC Bahia e Sergipe avança no processo de mobilização social nos CEUs, com oficinas de capacitação para grupos e produtores culturais nas cidades baianas de Luís Eduardo Magalhães, no dia 02/12; Paulo Afonso, no dia 06/12; e Euclides da Cunha, no dia 10/12.

Poderão participar pessoas de diversas áreas culturais, que tenham interesse em criar um projeto com propostas de intervenção e ocupação para os CEUs. O edital está com inscrições abertas até o dia 23/12 e contemplará 80 projetos, que devem prever ações para o período de seis meses de ocupação.

Cada proposta terá que organizar atividades que utilizem no mínimo duas linguagens artísticas - circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais -, com oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; seminários, encontros e debates. As atividades deverão ser realizadas por artistas locais.

As oficinas funcionam como um ambiente de divulgação e apresentação do edital, onde os participantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre o processo de participação na implantação dos CEUs, transformando o conteúdo formal numa linguagem mais acessível e dinâmica. Os encontros são realizados em parceria com as secretarias de Cultura dos municípios, para que seja criado um ambiente contínuo de divulgação do edital. "Observamos das pessoas diz respeito ao entendimento das normas do edital, e as oficinas servem justamente para esclarecer essas dúvidas e multiplicando informações", pontua a gerente de mobilização da Regional MinC Bahia e Sergipe, Cristina Llanos.

CEUs na Bahia

Na Bahia, estão sendo construídos 27 CEUs, distribuídos por todo estado e que contarão com quadras esportivas, pista de skate, equipamentos de ginástica, salas de aula, espaço para oficinas, auditório, biblioteca entre outros. Existem três modelos de referência para implantação dos CEUs, e estes espaços são organizados a partir do critério de números de habitantes de cada região, depender do modelo de cada centro, levando e conta o número de habitantes de cada município. Os CEUs de Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Ituberaba serão contemplados por esta edição do Edital Funarte.

Os CEUs fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e têm como meta contemplar projetos de ocupação de espaços comunitários, voltados para o público jovem e infantil, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos nesses espaços programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, promovendo a democratização e apropriação dos mecanismos de interatividade e participação social.

Fonte:
Ministério da Cultura 



30/11/2013 13:01


Artigos Relacionados


MinC promove Seminário Copa e Sustentabilidade na Rio+20

Oficinas sobre o Edital CEUs das Artes na Bahia e no Pará

Ponto de Cultura na Bahia abre inscrições para oficinas gratuitas

Embrapa promove oficinas de agroecologia em Manaus

Universidade promove oficinas e investe em equipamentos

Universidade de Londrina promove oficinas de economia solidária