Ministério coleta dados para sistema nacional de saneamento até 20 de agosto



A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades vai coletar até 20 de agosto dados sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos relativos ao ano de 2009. As informações vão fazer parte do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente.


A partir de 2010, o cadastro das informações será requisito indispensável para acesso a recursos do ministério. Até o ano passado, a coleta para o SNIS ocorria por amostragem, e os dados eram fornecidos de forma voluntária.


As informações devem ser enviadas via internet para dois aplicativos informatizados: uma para abastecimento de água e esgotamento sanitário, e outro para resíduos sólidos urbanos. Os aplicativos estão disponíveis para download no site.


Dúvidas podem ser solucionadas através dos emails [email protected] (água e esgoto) e [email protected] (resíduos sólidos) ou pelos telefones (61) 2108-1402 e 2108-1405.


SNIS

Criado em 1996, o SNIS contém informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro e qualidade sobre a prestação de serviços de água, esgotos e manejo de resíduos sólidos, estes atualizados apenas desde 2002.


As informações coletadas são publicadas no Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. A base de dados completa, com 14 anos de informações, está disponível para acesso através do Aplicativo da Série Histórica de Dados do SNIS. Atualmente, o sistema é considerado como o maior banco de dados do setor.


Fonte:
Ministério das Cidades



20/07/2010 02:56


Artigos Relacionados


Ministério convida população para audiências sobre Plano Nacional de Saneamento Básico

Ministério atualiza dados do Plano Nacional de Outorgas para rádios comunitárias

Coleta de dados para o Censo Escolar começa em 28 de maio

Projeto seleciona bolsista para coleta e análise de dados de vertebrados terrestres

Começa nesta quinta (1) coleta de dados para censo da rede assistencial

Brasil terá Plano Nacional de Saneamento Básico ainda este ano, diz Ministério das Cidades