Ministério da Cultura lança nesta terça edital de microprojetos do São Francisco



Os editais Mais Cultura: Microprojetos do São Francisco, do Ministério da Cultura, serão lançados nesta terça-feira (4) para apoiar atividades culturais de baixo custo e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na Região da Bacia do Rio São Francisco. 

Serão contemplados 1.050 projetos no valor de R$ 15 mil, totalizando recursos da ordem de R$ 15,7 milhões. Durante as atividades do evento comemorativo São Francisco Vive, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai apresentar o Inventário de Patrimônio Cultural das localidades Ribeirinhas do Rio São Francisco.

As atividades do evento comemorativo São Francisco Vive serão realizadas simultaneamente nos municípios de São Roque de Minas (MG) representando a nascente, além de Penedo (AL), Piaçabuçu (AL), Amparo do São Francisco (SE) e Propriá (SE), representando a foz do rio. A revitalização do Rio São Francisco busca a integração das ações e a participação da comunidade.

As inscrições serão abertas a pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos) que desenvolvam projetos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes e Expressões Populares e Moda.

O edital beneficiará uma população de 15 milhões de habitantes, moradores de 504 municípios de 7 estados (Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe). Para defini-los e delimitar a área conhecida como Bacia do Rio São Francisco, o MinC utilizou a lista elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.


Memória e Identidade

Empreendido pelo Iphan desde o inicio de 2008, o Inventário do Patrimônio Cultural das localidades ribeirinhas do Rio São Francisco tem como objetivo detectar as diversas manifestações do patrimônio material presentes ao longo do rio.

O inventário foi realizado pelo Iphan através do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) desenvolvido pela própria instituição. As fichas abordam, entre outros aspectos, os critérios históricos, geográficos, arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, sócio-econômicos da região.


Fonte:
Ministério da Cultura 

 

03/10/2011 18:26


Artigos Relacionados


Cultura divulga resultado de edital de microprojetos para Territórios de Paz

Funarte divulga resultado final do Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal

Oficinas do Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco chegam a Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais

Ministério da Cultura lança edital de prêmio de literatura de cordel

Cultura lança nesta terça filme “Xica da Silva” restaurado

Microprojetos Rio São Francisco tem inscrições prorrogadas até 31 de março