Ministério da Cultura participa de festival de cinema ambiental na cidade de Goiás



A 13ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (XIII Fica), que está sendo realizado na cidade de Goiás (GO), conta com o apoio e a participação do Ministério da Cultura em várias atividades culturais que fazem parte da agenda do festival. O evento começou na terça-feira (14) e vai até domingo (19).

O escritório local do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está promovendo duas exposições durante o evento e o lançamento de um CD de músicas regionais tocadas por violeiros do estado de Goiás. No mesmo período, os Pontos de Cultura, vinculados ao Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, realizam a 1ª Teia de Goiás, encontro da Rede dos Pontos de Cultura no estado, para discutir a articulação de seus projetos e ações.

A primeira exposição - Ritxòkò – patrimônio do Brasil - que está sendo realizada na sede do Escritório Técnico do Iphan, na cidade de Goiás, é uma mostra da tradição do povo indígena Karajá na confecção de bonecas de cerâmica. As peças foram colhidas nas aldeias Karajá em Aruanã (GO) e em São Félix do Araguaia (TO), pelos técnicos do instituto, durante a etapa de campo das pesquisas que vão subsidiar o pedido de registro da arte Karajá como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

A segunda exposição - Patauá – Joias Naturais do Brasil – também está sendo realizada na sede local do Iphan e trará uma mostra de biojoias feitas pela ecodesigner Patrícia Barbosa. A matéria-prima utilizada para a confecção das peças é coletada nos solos do Cerrado e da Floresta Amazônia, pelos povos das matas, chamados mateiros ou ribeirinhos. “Colhemos e acolhemos todas as formas de beleza que a natureza nos presenteia. São sementes e pedras, pequenas ou grandes, de diversos tipos, texturas e cores”, comentou a artista.

O lançamento do CD Botina Mateira será feito durante o 24º Encontro de Violeiros, que ocorrerá no Mercado Público do Centro Histórico da cidade de Goiás, no sábado (18), a partir das 10h. O CD é uma realização do Ponto de Cultura da Rádio Comunitária Vila Boa FM e contou com o apoio do Iphan. Traz músicas gravadas por artistas da região, dentro de uma ação comunitária de resgatar e divulgar a tradicional música sertaneja de raiz.

 

1ª Teia de Goiás

Ainda dentro das atividades do XIII Fica, será realizado o primeiro encontro estadual dos Pontos de Cultura – 1ª Teia de Goiás –, com início nesta quinta-feira (16), às 18h, com apresentações musicais no Ponto de Cultura Raio de Luz, na Igreja Santa Bárbara. O encontro terá a participação de representantes do Ministério da Cultura.

Além de reuniões de trabalho, a 1ª Teia de Goiás contará com uma série de apresentações culturais realizadas por integrantes dos Pontos de Cultura da região.

O projeto dos Pontos de Cultura no estado de Goiás é desenvolvido em parceira entre o Ministério da Cultura e a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, vinculada ao governo do estado.

Veja aqui mais informações sobre o XIII Fica.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



15/06/2011 17:37


Artigos Relacionados


Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás abre inscrições

Lúcia Vânia convida para festival de cinema ambiental de Goiás

Festival de Cinema Universitário de Goiás começa terça-feira (24)

Cinema: Secretaria da Cultura promove festival de cinema na praia

FRANCELINO: FESTIVAL RIO 99 TRANSFORMA A CIDADE EM CAPITAL MUNDIAL DO CINEMA

Documentário da TV Senado participa do Festival Internacional de Goiás Velho