Ministério da Integração analisa inclusão do Tocantins no Programa Água para Todos



Para amenizar os efeitos da seca que atinge municípios no sudeste do Tocantins, o governo estadual solicitou sua adesão ao Programa Água para Todos. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu, na quinta-feira (19), a visita do governador do estado para discutir a pauta. 

“Vamos resolver isso, pois queremos nacionalizar o Água Para Todos. O Ministério da Integração Nacional, com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, quer levar o programa para o Centro-Oeste brasileiro, a começar por Tocantins que tem parte do estado sofrendo com a seca”, garantiu o ministro.  

Para o governador Siqueira Campos o mais importante é atender à população. “Se conseguirmos uma parceria vamos dar uma grande assistência às pessoas que vivem naquelas cidades, fazendo com que o problema da seca seja, pelo menos, amenizado”, afirmou ele, que destacou também o prejuízo causado pela falta de água na criação de animais, forte atividade econômica da região. 

 

Rio Grande do Norte 

Na última quarta-feira (18), o ministro também recebeu a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarilini, que busca ajuda para resolver problemas causados pela estiagem no estado. O ministro explicou que o governo federal elabora neste momento um conjunto de medidas destinadas à mitigar os efeitos da seca em todo o Nordeste.  As propostas estão em estudo na Casa Civil da Presidência da República e devem ser anunciadas na próxima semana. 

 

O Água Para Todos 

Criado para atender o semiárido do Brasil, o programa já está presente em 12 estados e continua em expansão. Além do Nordeste, o programa beneficia moradores das zonas rurais do Amazonas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 

O objetivo é universalizar o acesso e o uso de água para populações em situação de extrema pobreza. Até 2014, serão implantas 750 mil cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento. 

O programa, uma das contribuições do ministéio para o Plano Brasil Sem Miséria, é executado em parceria com Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs), Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde, do Banco do Nordeste do Brasil e do Banco do Brasil, e de governos estaduais e municipais.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



20/04/2012 15:53


Artigos Relacionados


Ministério lança nota sobre Programa Água para Todos

Água para Todos chega ao Tocantins

Inclusão do Amazonas no Água para Todos beneficiará mais de 53 mil moradores

Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas

Entra em vigor o programa Água para Todos

Programa Água para Todos chega a Rondônia