Ministério da Justiça abre encontro sobre refugiados em Brasília



O VII Encontro Nacional das Redes de Proteção começa nesta quinta-feira (2), em Brasília (DF). O encontro vai discutir as principais questões enfrentadas pelas entidades que trabalham com o acolhimento, proteção e integração de refugiados e migrantes no Brasil. O Brasil abriga hoje cerca de 4,4 mil refugiados, de 77 nacionalidades diferentes. 

O encontro termina nesta sexta-feira (3) com palestras no Centro Cultura de Brasília. O evento também pretende contribuir para a capacitação dos agentes que atuam na área, facilitar a troca de experiências e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para a inclusão social de refugiados e migrantes, entre outras questões.

Na ocasião, também serão comemorados os 60 anos da convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiu o Estatuto do Refugiado e criou o Acnur. 

O presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare),  Barreto fará  palestra sobre o "Histórico do Refúgio no Brasil", às 17 horas, no auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, também participa da abertura do evento.

O VII Encontro Nacional das Redes de Proteção é promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 


Fonte:
Ministério da Justiça



02/06/2011 16:18


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça participa de encontro sobre concorrência da OCDE

Conselho do Ministério da Justiça abre inscrições para projetos sobre mudanças climáticas

Ministério do Trabalho e ONU realizam no Rio 2ª oficina sobre oportunidades para refugiados no Brasil

Ministério da Justiça debate tráfico de pessoas em Brasília

Ministério da Justiça participa de encontro de advogados populares

Ministério do Meio Ambiente abre encontro de enfrentamento da desertificação