Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento no Espírito Santo



O Ministério da Justiça e o governo do estado do Espírito Santo lançam nesta quinta-feira (16), em Vitória, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma arma do futuro do Brasil. A cerimônia, marcada para as 19h no Palácio Anchieta, conta com a participação da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

O objetivo é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente no número de homicídios, durante a realização de ações de desarmamento anteriores. O lançamento nacional da campanha foi no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro, um mês depois da tragédia na escola de Realengo.

Para facilitar o recolhimento, a campanha atual apresenta quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização do material no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.

A rede de recolhimento é formada por unidades das Polícias Federal e Rodoviária Federal. Organizações não governamentais, escolas e igrejas também serão credenciadas como locais de entrega das armas.

 

Armas não letais

Além do lançamento da Campanha Nacional do Desarmamento no Espírito Santo, o Ministério da Justiça entregará 120 armas não letais (taser) à Guarda Municipal do Estado. Os equipamentos disparam choques elétricos com poder de paralisar músculos. São indicados para situações menos extremas, como neutralizar pessoas em estado de fúria ou sob efeito de bebidas alcoólicas e drogas. O Ministério da Justiça está incentivando o uso desse tipo de armas pelas forças de segurança em todo o País.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



16/06/2011 17:10


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento em Minas Gerais

Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento em SP nesta segunda

Ministério lança Campanha do Desarmamento no Rio Grande do Sul

Ministério da Justiça lança livros com estatísticas do desarmamento

Ministério da Justiça vai retomar campanha de desarmamento no País

Ministério da Justiça lança campanha “Bebeu, Perdeu”