Ministério da Justiça quer que parlamentares participem dos debates sobre Pacto Republicano



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu nesta terça-feira (26) que os parlamentares participem das discussões sobre o 3º Pacto Republicano. O tema está em debate pelo ministério, o Poder Judiciário e o Congresso Nacional.

“Acho importante que se incentive a ideia de pacto entre os Poderes. Um pacto em que vamos colocar os projetos que podem melhorar o sistema de prestação jurisdicional do Estado brasileiro”, disse Cardozo ao participar de seminário sobre a separação dos poderes na Câmara dos Deputados. “Peço que auxiliem nesse pacto, seja dando ideias, seja se engajando”, completou.

Para o ministro, a separação dos poderes é um dos temas centrais deste século. “Não cabe, no Estado de Direito, um poder que tenha mais poder que outro. É hora de os Três Poderes sentarem-se à mesa e pactuar”, comentou.

Para o representante do Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Moreira Júnior, a discussão sobre a separação dos poderes deve, em última instância, passar pelo voto. Para ele, é a escolha, pelo cidadão, dos seus representantes no Parlamento o ponto mais importante na discussão. “Sempre que se quer reduzir o poder do Congresso, diz-se que ele não é um poder originário. A Constituinte e o Congresso são representantes de quem detém, de fato, o poder: o cidadão”, explicou.


Fonte:
Agência Brasil



26/04/2011 16:30


Artigos Relacionados


Principal meta do Pacto Republicano é desafogar a justiça

Terceiro Pacto Republicano deve sair até final de maio, diz ministro da Justiça

2º Pacto Republicano une os três Poderes na luta por uma Justiça mais rápida e respeitada

Ciência e Tecnologia quer que universidades participem de discussões sobre royalties do pré-sal

ONU quer que internautas participem de campanha sobre a Rio+20 nesta quarta-feira

Alguns pontos do 2o Pacto Republicano