Ministério da Saúde comemora Dia Mundial de Lavar as Mãos



Manter as mãos sempre limpas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar doenças infecciosas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos. Para ajudar a difundir esta ideia, o Ministério da Saúde participa de uma mobilização nacional, nesta sexta-feira (14), em comemoração ao Dia Mundial de Lavar as Mãos, com o objetivo de alertar e conscientizar a população que ter mãos limpas é um direito e um dever.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará na Escola Estadual Duque de Caxias, em Teresina (PI), integrante do Programa Saúde na Escola (PSE), que está realizando ações em todo o País. A mobilização, que traz o tema “Saúde a gente também aprende na escola. Lave as mãos com água e sabão, sempre”, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas). O ministro vai falar para os alunos, funcionários e professores sobre os benefícios do simples ato de lavar as mãos.

“No Programa Saúde na Escola, conseguimos mobilizar tanto profissionais de unidades básicas de saúde quanto o público escolar, professores, funcionários e alunos, para este ato simples que muitas vezes passa despercebido no dia a dia”, afirmou Raquel Turci, coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde.

Além do hotsite, que será disponibilizado para a rede de educação e saúde, o Ministério da Saúde também produziu cartazes educativos ensinando os passos básicos para lavar as mãos corretamente.

Segundo a orientação da Organização Mundial de Saúde, a lavagem das mãos deve durar de 40 a 60 segundos, o equivalente a cantar duas vezes “Parabéns a você”.


Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por Decreto Presidencial 6.286 de 5 de dezembro de 2007, surge como uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC) na perspectiva da atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, com ações realizadas por Equipes de Saúde da Família e Equipes das Escolas. Até este ano, mais de 2.800 municípios já pediram adesão ao programa, com isso mais de 200 mil educandos vão ser beneficiados com as ações.


Fonte:
Ministério da Saúde



14/10/2011 11:00


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde lança campanha para incentivar hábito de lavar as mãos nas escolas

Programa Saúde da Família conscientiza população sobre importância de lavar as mãos

Anvisa promove mobilização no Dia Mundial de Higienização das Mãos

Neste sábado (5) de maio será comemorado o dia mundial de higiene das mãos

Anvisa convida rede hospitalar a participar do Dia Mundial de Higiene das Mãos

Ministério da Saúde lança campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids