Ministério da Saúde divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-ministro Wilson Fadul



O Ministério da Saúde divulgou nota de pesar pelo falecimento de Wilson Fadul, que esteve à frente da pasta entre 17 de junho de 1963 e 5 de abril de 1964. Fadul foi responsável para realização da 3ª Conferência Nacional de Saúde, na Academia de Saúde, no Rio de Janeiro. “Naquele momento, o ministério completava seus dez anos de existência, contados a partir de sua separação do Ministério da Educação. O objetivo da conferência era traçar as bases de uma política nacional de saúde, com prioridades de programas, integração de tecnologia em saúde, estudos sobre as necessidades da população e o fortalecimento da indústria farmacêutica pública”, diz a nota.

Segundo o Ministério da Saúde, Wilson Fadul defendeu um ambicioso projeto de municipalização da atenção à saúde. Buscou ainda incentivar a participação nacional na produção de insumos para o setor. Em sua gestão, realizou uma pesquisa sobre a indústria farmacêutica no Brasil. A conclusão apontava que 95% dos produtos eram importados. Ele foi substituído com o início do regime militar.

Fadul nasceu em Valença (RJ), no dia 4 de fevereiro de 1920. Em 1936, fez o curso pré-médico no antigo Colégio Universitário do Rio de Janeiro. Em 1945, diplomou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, em Niterói. Durante o governo de João Goulart, licenciou-se da Câmara dos Deputados, em junho de 1963, para assumir o Ministério da Saúde, no lugar de Paulo Pinheiro Chagas.

O velório será realizado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, entre 9h e 16h, nesta quarta-feira (19).


Fonte:
Ministério da Saúde

 

19/10/2011 11:28


Artigos Relacionados


Ministro-chefe da CGU divulga nota de pesar pelo falecimento de José Alencar

Lula divulga nota de pesar pelo falecimento de Romeu Tuma

Cultura divulga nota de pesar pelo falecimento do poeta Mário Chamie

Governo divulga nota de pesar pelo falecimento de soldado brasileiro no Haiti

Governo divulga nota de pesar pelo falecimento do jornalista Rodolfo Fernandes

Brasil divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-Presidente Néstor Kirchner