Ministério da Saúde e Fundação Gates anunciam parceria contra tuberculose



A Fundação Bill & Melinda Gates, dos Estados Unidos, vai financiar com U$ 3 milhões as pesquisas do Ministério da Saúde no combate à tuberculose. A iniciativa, que será executada ao longo de três anos, terá colaboração da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), uma organização sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho de luta contra a doença no Brasil.

 

O anúncio da parceria foi feito, na quarta-feira (25), pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e pelo presidente do programa de Saúde Global financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, Tadataka Yamada. O acordo de cooperação faz parte do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde do Brasil (PNCT).

 

“O Brasil participa desse projeto porque tem condições de validar o novo kit de diagnóstico para tuberculose e incorporar inovações tecnológicas ao SUS [Sistema Único de Saúde]”, diz o coordenador do PNCT, Draurio Barreira.

 

O aporte financeiro da Fundação Gates vai apoiar a produção local da terapia em dose fixa combinada. Com isso, o Brasil poderá produzir e testar medicamentos que combinam vários princípios ativos de drogas utilizadas contra a doença. O método vai reduzir o número de comprimidos que o paciente precisa ingerir e, com isso, poderá evitar desistências do tratamento por causa do excesso de medicamentos.

 

A parceria permitirá, também, ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose conduzir um estudo piloto para testar um método de diagnóstico molecular de última geração que reduz de semanas a horas o tempo que se leva para detectar a doença.

 

O teste, GeneXpert, também pode detectar se o paciente tem uma tuberculose resistente a um dos mais utilizados tratamentos contra a doença. O GeneXpert foi desenvolvido pela empresa Cepheid em parceria com a organização internacional  Find.

 

Segundo o Ministério da Saúde, diagnosticar a doença precocemente, especialmente a tuberculose resistente, é fundamental para que se inicie o tratamento rapidamente e evite que a doença se propague.

 

Como parte final do projeto, o PNCT e a FAP irão documentar a experiência brasileira com o controle da tuberculose e desenvolver parcerias internacionais para promover a rápida adoção das novas tecnologias de tratamento e diagnóstico. Essas colaborações internacionais incluirão inicialmente Moçambique e outros países da Africa Sub-saariana. 

 

Doença

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Ela é causada, principalmente, pelo Bacilo de Koch (BK).

 

Fonte:
Ministério da Saúde



26/08/2010 15:05


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde e Fundação Gates investirão R$ 14 mi em pesquisa para saúde materna

Agência Brasileira de Cooperação e Fundação Bill e Melinda Gates firmam parceria nesta terça

Fundação Gates apoia projetos inovadores em saúde

Ministério da Saúde e ANS anunciam novas coberturas dos planos de saúde

Ministério da Saúde e ANS anunciam ressarcimentos ao SUS

Brasil reduz casos de tuberculose em 3,54% em 2011, segundo Ministério da Saúde