Ministério da Saúde inaugura novas instalações no Hospital do Câncer II
O Hospital do Câncer II, unidade do Instituto Nacional de Câncer (Inca) dedicada a tratamento dos tumores ginecológicos, no Rio de Janeiro, inaugurou nesta segunda-feira (20) novas instalações. A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A obra, iniciada em fevereiro, conclui o projeto de ampliação do ambulatório e abrange a farmácia, o arquivo médico, a cozinha e o refeitório da entidade. O investimento totaliza R$ 6 milhões.
“Esta é uma unidade que trabalha com o câncer ginecológico, que é de alta prevalência no Brasil. É uma unidade muito importante e com um corpo técnico sensacional, mas que precisava dispor de melhores condições de infra-estrutura técnica e de conforto”, ressaltou o ministro da Saúde. “Agora temos um grande projeto, com um novo ambulatório, uma nova área de quimioterapia, farmácia, cozinha, refeitório. Quem veio aqui há alguns anos e entra agora, vê mudanças profundas”, conclui Temporão.
O Hospital do Câncer II atende 200 pacientes por mês e realiza 3 mil consultas por ano. Um dos setores beneficiados pela obra, a farmácia, terá uma área mais apropriada para a divisão e distribuição dos medicamentos que serão utilizados pelas pacientes internadas. As instalações físicas foram readequadas e houve a preocupação com a melhoria no ambiente de trabalho para os funcionários.
Com a obra, cuja área construída é de 1.486,97 m², foram adquiridos equipamentos para melhorar a infra-estrutura do prédio, como gerador de energia e sistema de climatização. Em pararelo, o Inca realizou licitação para a renovação dos equipamentos da cozinha.
O câncer do colo do útero é o segundo tumor que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama. Em 2010, são esperados 18.430 novos casos de câncer do colo do útero, de acordo com a Estimativa/2010 – Incidência de Câncer no Brasil, do Inca.
Dados de 2008 registram que 4.800 mulheres morrem vítimas de tumores ginecológicos anualmente. Entretanto, a doença pode ser prevenida, se detectada precocemente por meio do exame preventivo, o Papanicolaou. No Brasil, é recomendado, prioritariamente, para mulheres de 25 a 60 anos. Deve ser realizado uma vez a cada três anos, após dois exames consecutivos normais, feitos no intervalo de um ano.
Fonte:
Ministério da Saúde
20/12/2010 16:26
Artigos Relacionados
Ministério da Saúde inaugura hospital em Várzea Grande (MT)
MEC inaugura novas instalações universitárias em São Paulo
Governo inaugura novas instalações da Fatec Itu
INSS inaugura novas instalações de agência em Florianópolis
Unesp inaugura novas instalações na Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Governo inaugura novas instalações de Etec em São José do Rio Pardo