Ministério da Saúde quer incluir farmacêuticos em equipes do Saúde da Família



A atuação do farmacêutico nas redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá ser ampliada. Portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (13), institui grupo de trabalho que vai discutir estratégias para a qualificação da assistência farmacêutica em redes prioritárias do SUS, como o Saúde Mais Perto de Você (atenção básica).

Farão parte deste grupo, coordenado pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os conselhos nacionais de secretários estaduais (Conass) e municipais de Saúde (Conasems) e entidades representativas do setor, entre elas, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Entre as propostas que serão discutidas pelo grupo de trabalho está a possibilidade de inclusão do farmacêutico nas equipes de Saúde da Família. “A presença deste profissional de saúde na assistência à população é essencial para orientações como o uso correto de medicamentos, interações medicamentosas e medicação para gestantes”, explica o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

“O farmacêutico é o profissional da saúde qualificado para fornecer informações que conscientizem as pessoas em relação aos riscos da automedicação e à importância da manutenção do tratamento medicamentoso para a saúde do paciente”, acrescenta o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.

Fonte:
Ministério da Saúde

 



15/03/2012 20:29


Artigos Relacionados


Ministério habilita novas equipes de Saúde da Família

Ministério suspende repasse de recursos para equipes de Saúde da Família em 330 municípios

Só 5% das equipes do Saúde da Família têm médicos especializados, diz estudo

Equipes de Saúde da Família atendem famílias brasileiras

Mais de 150 equipes de Saúde da Família são habilitadas em sete estados

Novas equipes de Saúde da Família já estão aptas a atender a população