Ministério das Cidades firma acordo com o Programa ONU-Habitat



O Ministério das Cidades firmou, nesta terça-feira (22), um acordo com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o objetivo de trabalhar conjuntamente e decidir sobre a criação um grupo de trabalho de consultas e planejamento de propostas. Todas as ações foram formalizadas em uma Declaração Conjunta assinada pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, e pelo diretor executivo do programa, Joan Clos.   

Entre as futuras ações estão reforçar e desenvolver a presença e a atuação do habitat no Brasil e na América Latina e Caribe, contribuir para a elevação do nível de prioridade política e financeira de habitação e desenvolvimento urbano, fortalecer o papel institucional do Ministério das Cidades como órgão reitor das políticas e programas de desenvolvimento urbano no País, bem como para a atuação internacional brasileira neste âmbito, em estreita coordenação com o Ministério de Relações Exteriores.

O diretor executivo Joan Clos declarou que a grande preocupação do ONU-Habitat é com a questão da urbanização. Segundo ele, é preciso que haja um empenho não só na construção de casas, mas também é necessário levar em consideração as mudanças climáticas, prevendo ações de drenagem, por exemplo. O ministro Mário Negromonte garantiu o apoio do Ministério das Cidades nessa cooperação e ressaltou que um projeto assim só tem sucesso se houver uma ação conjunta entre o governo federal e os governos estaduais e municipais. “Temos todos que dar as mãos”, afirmou.

O diretor da ONU-Habitat também se reuniu com a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, para discutir sobre a nova agenda de desenvolvimento urbano, reassentamentos involuntários e a estratégia global de habitação. 

A Copa do Mundo de 2014 foi o assunto da reunião de Joan Clos com o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima. Já os assuntos relacionados a Desastres Naturais e os 10 anos do Estatuto das Cidades foram tratados com o diretor de Planejamento Urbano Substituto, Marcel Claudio Sant’ana.   

Fonte:
Ministério das Cidades 

 

23/11/2011 15:49


Artigos Relacionados


Ministério firma acordo para estudar gestão das águas

Ministério da Educação firma acordo com Exército para ações na área da saúde

Capes firma acordo com universidades belgas para programa Ciência sem Fronteiras

Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Programa Aula SP promove palestra gratuita com o diretor-executivo da ONU-Habitat

Programa Aula SP promove palestra gratuita com o diretor-executivo da ONU-Habitat