Ministério detecta casos suspeitos de dengue tipo 4 após 28 anos sem registros no País



Autoridades de saúde do Brasil estão investigando quatro casos suspeitos de pessoas que teriam adquirido o vírus da dengue tipo 4 (DEN-4) em Roraima. O sistema de monitoramento viral detectou quatro pacientes na cidade Boa Vista, que podem ter sido contaminados com este sorotipo viral. 


O ministério enviou na última sexta-feira (6) um alerta a todas as Secretarias Estaduais de Saúde sobre a possibilidade de entrada do vírus no Brasil, após 28 anos sem circulação no País. 


Em seguida, uma equipe do ministério embarcou para Boa Vista, para ajudar as autoridades locais de saúde nas medidas de controle. Além disso, uma remessa extra de medicamentos e inseticidas foi enviada ao estado para a realização de fumacê e tratamento de pacientes com suspeita de dengue. 


O primeiro caso suspeito foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde de Roraima em 30 de julho. Nesse caso, o paciente foi infectado em Boa Vista, e teve resultado confirmado por exames preliminares feitos no Laboratório Central do estado (Lacen/RR). A amostra do caso suspeito foi encaminhada ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (Pará), para a realização de contraprova e exames complementares. 


Como precaução, outras 19 amostras de pacientes febris foram enviadas ao IEC. Três foram confirmadas em exame preliminar para o sorotipo DEN-4. Os quatro casos foram clinicamente confirmados como dengue clássica. Todos os pacientes se curaram sem necessidade de internação. 


O sorotipo DEN-4 não era detectado no País desde 1982, porém já circula há vários anos em dez países das Américas, incluindo Venezuela, Peru, Colômbia e Equador. 


O estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela. Segundo o ministério, como não há registro no Brasil há quase três décadas, a detecção de um caso suspeito exige a confirmação laboratorial por diferentes técnicas.


Ações imediatas

Por conta do alerta enviado às secretarias do País, técnicos do estado, do município e do ministério elaboraram um protocolo de busca ativa de casos nos bairros de residência dos pacientes suspeitos (Buritis, Santa Teresa, Pricumã e Cidade Satélite), com a utilização de um questionário para entrevistar pacientes suspeitos. 


Entre as ações de campo, as equipes estão intensificando as atividades de combate ao Aedes aegypti, em áreas com registro de casos suspeitos de DENV 4, incluindo bloqueio com aplicação de fumacê. 


O plano prevê ainda ações emergenciais de remoção de criadouros em pontos mais vulneráveis, como borracharias e ferros-velhos, nos mesmos bairros. 


Sintomas do vírus

Os quatro sorotipos virais de dengue causam os mesmos sintomas: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, diarréia, vômito, entre outros. O modo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus. O alerta nacional para a circulação do DEN-4 se justifica porque a população brasileira não tem imunidade contra este sorotipo e, por isso, há risco de epidemias caso ele se disperse para outros estados. 


A falta de imunidade ao DEN-4, associada à ocorrência de epidemias anteriores por outros sorotipos virais, aumenta a possibilidade de ocorrência de casos graves de dengue. Isto porque, quando o paciente pega a doença mais de uma vez, aumentam as chances de desenvolver formas graves da doença. 



Fonte:
Ministério da Saúde



17/08/2010 08:46


Artigos Relacionados


Com mais 9 casos suspeitos, Roraima quer descobrir origem do vírus da dengue tipo 4

Ministério da Saúde confirma três casos de dengue tipo 4 em Boa Vista (RR)

Paraná registra primeiros casos de dengue tipo 2 do ano

Pernambuco registra primeiros casos de dengue tipo 4

Secretaria de Saúde de SP confirma 10 casos de dengue tipo 4 no estado

Sobe para 12 o número de casos de dengue tipo 4 em Roraima