Ministério divulga projetos classificados em edital Mais Cultura Territórios da Paz



O Ministério da Cultura divulgou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU), os projetos classificados no edital Microprojetos Mais Cultura Territórios de Paz. Ao todo serão contempladas 700 iniciativas que receberão incentivos entre um e 30 salários mínimos, totalizando um investimento de R$ 10,7 milhões. O público-alvo da iniciativa é de cerca de 2,5 milhões de habitantes de 11 estados e do Distrito Federal.

A seleção, que está em sua primeira edição, é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura e da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O objetivo é dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais.

Ao todo foram 1.095 inscritos em todo o território nacional. O edital, lançado em dezembro, tinha como abrangência iniciativas que contemplassem produção de obras, realizações de exposições, oficinas, aquisição de materiais e outras formas de apresentação voltadas para as áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas.

A ação visa colaborar com a economia local e a subsistência de pequenas iniciativas culturais em 700 projetos, por meio do fomento e incentivo a artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais residentes nos bairros definidos como de Territórios de Paz pelo Pronasci.

 

Classificados

A divulgação traz os nomes de todos os projetos classificados por ordem de pontuação recebida pela comissão avaliadora. A atribuição mínima que a proposta deveria ter para figurar na lista é dez. As premiações serão destinadas as ações classificadas por ordem decrescente de pontuação até o limite orçamentário do edital.

Coincidentemente, o bairro da Penha, no Rio de Janeiro, onde se encontra a Vila Cruzeiro, recente palco de conflitos entre polícia e traficantes e pacificada recentemente é o bairro com mais ações que obtiveram a nota máxima. Nesse local, seis projetos receberam 20 pontos.

Também foi divulgada a lista das propostas desclassificadas seja por não terem atingido a nota mínima, seja por a inscrição estar em desconformidade com o edital. A justificativa está colocada ao lado de cada projeto. Os proponentes terão os próximos dois dias úteis para interpor recurso para solicitação de reavaliação.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



29/04/2011 17:10


Artigos Relacionados


Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel divulga projetos classificados

Ministério da Cultura divulga projetos selecionados em edital de roteiro infantil

Cultura divulga resultado de edital de microprojetos para Territórios de Paz

Cultura divulga projetos classificados no Cine Ambiente

Eletrobras divulga lista de projetos selecionados em edital de cultura

Diário Oficial divulga classificados em edital que apoia produção de filmes infantis