Ministério do Esporte define junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro as metas para 2012 e 2016



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se reuniu, nesta terça-feira (13), com o Ministério do Esporte, com o objetivo de apresentar as metas da entidade para 2012 e 2016, além de reafirmar a parceria entre o ministério e as ações do paradesporto.

Para o presidente do CPB, Andrew Parsons, o esporte paralímpico vive um momento muito importante e a parceria entre o comitê e o Ministério do Esporte é fundamental para dar continuidade aos grandes feitos do esporte adaptado brasileiro em competições internacionais. “O Brasil voltou do Parapan de Guadalajara carregado de medalhas. Ficamos com a primeira colocação nos Jogos, conquistando o maior número de ouros, de pratas e de bronzes. Esses números são resultado de um planejamento intenso do comitê, com o apoio do Ministério do Esporte”, disse.

O presidente do comitê também ressaltou a importância de iniciativas governamentais que incentivem e dêem suporte aos atletas, como o programa Bolsa-Atleta. “Em Guadalajara, 73% da delegação brasileira era beneficiada pelo programa. Nosso objetivo agora é manter os resultados obtidos no Parapan e garantir a sétima colocação nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, além de alcançar o quinto lugar nos Jogos do Rio 2016”, completou o Parsons.

 

Conquistas do Parapan

O Brasil conquistou, em 2011, a primeira colocação no quadro geral nos Jogos de Guadalajara, retornando do México com 197 medalhas – 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes. Os atletas que recebem o auxílio financeiro do programa Bolsa-Atleta foram responsáveis por 79% dos pódios brasileiros.

 

Prêmio Paralímpico 2011

O CPB promove nesta quarta-feira (14), em São Paulo, a primeira edição do Prêmio Paralímpicos 2011, que homenageará os atletas que se destacaram no paradesporto neste ano. Os atletas vencedores serão escolhidos pelas entidades, federações e técnicos do CPB como ‘Melhor atleta masculino’ e ‘ Melhor atleta feminino’.

Concorrem ao título de melhor atleta masculino Odair Santos, do atletismo, e os beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte André Dias, da natação, e Jefinho, do futebol de cinco. No feminino, concorrem ao prêmio Terezinha Guilhermina, do atletismo, Débora, do basquete, e a bolsista Joana Maria, da natação.


Fonte:
Ministério do Esporte



14/12/2011 16:05


Artigos Relacionados


Comitê Paralímpico Brasileiro traça metas para Jogos de Londres e do Rio

Comitê Paralímpico seleciona projetos de incentivo ao esporte para crianças com deficiência

Remo paralímpico brasileiro aposta nas águas cariocas para despontar em 2016

Comitê Paralímpico Brasileiro

Comitê Paralímpico Brasileiro homenageia atletas e bolsistas que mais se destacaram no ano

Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial define metas para 2012