Ministério inaugura casas familiares rurais no Paraná



A Casa Familiar Rural de Porto Barreiro e o Centro de Formação em Agroecologia no Paraná serão inaugurados nesta sexta-feira (9). As obras foram realizadas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e vão beneficiar os agricultores familiares do estado.

Na reforma da Casa Familiar Rural de Porto Barreiro foram construídas duas salas de aula, dois alojamentos e um galpão de alvenaria para instalação de miniusina de óleo vegetal. Logo após a inauguração da Casa Familiar, serão inauguradas as instalações e alojamentos do Centro de Formação em Agroecologia (Ceagro), do Assentamento Ireno Alves Santos, na comunidade de Vila Velha no município de Rio Bonito do Iguaçu. Também será inaugurada a ampliação da infraestrutura física da Casa Familiar Rural do município.

As Casas Familiares Rurais são escolas que adotam uma formação profissional aliada à educação. Para isso, utilizam a Pedagogia da Alternância, que implica em aulas ministradas em classe e em interação do conteúdo visto na escola com a vivência dos jovens nas unidades familiares.

“Com as Casas Familiares Rurais, cria-se uma oportunidade única para que os jovens possam ter uma boa qualificação profissional e uma formação empreendedora, possibilitando um melhor acesso ao mercado de trabalho, o que dinamiza a sua unidade produtiva familiar”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues.

Na tarde de sexta-feira, o secretário participa de reunião na Associação dos Municípios onde irá apresentar do detalhes do  Plano Brasil Sem Miséria, do programa Territórios da Cidadania, do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat) e outras ações do MDA na região.

No sábado (10), será inaugurada, em Catanduvas, uma Agroindústria Vinícola que faz a industrialização e comercialização da produção da uva da agricultura familiar da região e, em Vera Cruz do Oeste, da Casa Familiar Rural do local. Logo após, Jerônimo Souza terá uma reunião com prefeitos e lideranças dos 17 municípios que formam o Território Oeste.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



09/09/2011 11:42


Artigos Relacionados


Ana Júlia pede contrapartida para Casas Familiares Rurais do Pará

Ministério da Previdência Social inaugura agências no Paraná

Agricultores familiares terão direito à remissão de dívidas rurais

Selo Combustível Social gera bônus para agricultores familiares do Paraná

Territórios rurais do Paraná recebem investimentos de R$ 565 mil

Funap: Campinas inaugura Centro de Atendimento a Egressos e Familiares