Ministério lança campanha nacional para erradicação de febre aftosa
O Ministério da Agricultura quer garantir que todos os estados do País tenham uma estrutura adequada de defesa agropecuária até o fim de 2010. Para conseguir isso, o órgão lançou uma campanha intitulada O Brasil rumo ao título de País livre da febre aftosa, que busca levantar uma mobilização em torno da erradicação da doença em todo território brasileiro. A campanha está sendo veiculada na televisão, rádio, revistas e pela internet, e traz propagandas que reforçam a importância de aplicar medidas de prevenção, manutenção e ampliação de áreas livres de febre aftosa.
Segundo o secretário da Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz, a implementação de estrutura adequada nos estados vai facilitar o controle da doença no País. “Desta forma, será possível o reconhecimento de País livre da doença com base nos resultados de auditorias realizadas pelo ministério”, explica.
As peças da campanha serão exibidas até o próximo dia 4 de junho em canais de TV aberta, por assinatura e comunitária. Além disso, a mobilização chegará às rádios das capitais e do interior, e em revistas de circulação nacional e especializadas. O material do ministério também será divulgado em portais, sites e links patrocinados.
Doença
Febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia, queda na produção leiteria são sintomas da doença que podem ser evitados cumprindo o calendário oficial de vacinação . A primeira etapa de vacinação deste ano termina em 31 de maio. A segunda fase, para a maioria dos estados, começará em novembro.
Uma das recomendações do ministério é que a aquisição de animais seja realizada apenas com a guia de vacinação em dia e que o transporte seja feito por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, antes de integrar o rebanho, os animais vindos de outras fazendas devem ser isolados, vacinados e observados por 15 dias. A aftosa pode afetar os animais de casco fendido como os bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.
O Brasil tem o maior rebanho comercial e é o maior exportador de carne bovina do mundo. Atualmente, 15 estados e o Distrito Federal estão livres da aftosa com vacinação. Santa Catarina é o único estado considerado livre sem vacinação. O País tem cerca de 180 milhões de bois e búfalos em zona livre, o que representa 89% do total nacional.
Fonte:
Ministério da Agricultura
17/05/2010 20:36
Artigos Relacionados
Paraná lança segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa
Governador lança Campanha de Combate à Febre Aftosa e entrega tratores do Programa Pró-Trator
Comissão de Agricultura apóia medidas para erradicação da febre aftosa
(Flash) - Alckmin libera verba para erradicação da febre aftosa e cancro cítrico
Começa debate sobre erradicação da febre aftosa
MAGUITO COMEMORA ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA EM GOIÁS