Ministério lança programa em região de fronteira no AM



O Ministério do Esporte lança nesta sexta-feira (10), em São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do Amazonas, o programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, projeto piloto destinado ao fomento da prática esportiva entre povos indígenas na região de fronteira com a Colômbia e a Venezuela.

A cerimônia de lançamento será realizada na 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exercito Brasileiro, em São Gabriel da Cachoeira, e contará com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do  secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli. O programa contemplará 100 estudantes, entre 10 e 11 anos, de origem indígena, a maioria proveniente das comunidades Baré, Tukáno e Daniwa.

Entre as modalidades esportivas oferecidas, destacam-se o arco e flecha e a zarabatana, como forma de resgate cultural da tradição indígena. Também haverá aulas de futebol de salão, basquete, corrida de orientação e tênis de mesa. Para avaliar as condições de saúde da garotada, meninos e meninos foram submetidos a exames médicos e odontológicos.

Na véspera do evento, nesta quinta-feira (10), o ministro será recepcionado no Aeroporto de Manaus pelo comandante militar da Amazônia, general Villas Bôas. No dia seguinte, a comitiva segue para São Gabriel da Cachoeira, onde será recebida pelo comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Sergio Luiz Goulart Duarte, e pelo coordenador de núcleo do PST/Forças no Esporte, major Marcílio Lisboa Moreira.

Na 2ª Brigada de Selva, passa a funcionar um dos 132 núcleos de atendimento da parceria do programa de inclusão social do Ministério do Esporte com o Ministério da Defesa. Atualmente, o convênio contempla 12 mil alunos em 90 organizações militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. Além da prática esportiva, são oferecidos reforços escolar e alimentar, acompanhamento médico-odontológico e noções de cidadania e civismo.

Cabeça do Cachorro

Também conhecido como “Cabeça do Cachorro”, por causa do formato de seu território – uma área de 109.185 quilômetros quadrados –, São Gabriel da Cachoeira abriga o Parque Nacional do Pico da Neblina. As terras indígenas Alto Rio Negro, Médio Rio Negro I, II e III e Rio Tea também integram o município.

A região, considerada ponto estratégico e classificada como área de segurança nacional, conta com sete pelotões especiais do Exército. São Gabriel da Cachoeira foi o primeiro município brasileiro a escolher prefeito e vice-prefeito indígenas. O fato aconteceu em 2008, quando se elegeram o prefeito Pedro Garcia, da etnia Tariana, e o vice André Baniwa, da etnia Baniwa.

Fonte:

Ministério do Esporte



10/10/2013 08:19


Artigos Relacionados


Ministério lança estudo sobre tráfico de pessoas nas áreas de fronteira

Município em região de fronteira recebe Programa Segundo Tempo

Funarte lança programa que vai beneficiar 504 municípios da região do Rio São Francisco

Ministério do Turismo lança programa Tô de Férias

CDHU lança programa para construir 3 mil moradias na Região Metropolitana de SP

Ministério lança edital de Programa de Intercâmbio Cultural 2012