Ministério Público pede que Ibama não emita novas licenças para Belo Monte



O Ministério Público Federal do Pará enviou uma recomendação ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Azevedo, para que o órgão não emita novas licenças para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Segundo o documento, nenhuma obra de infraestrutura para atender à população atingida teve início até o momento. A licença prévia do empreendimento condiciona a instalação da usina às obras de infraestrutura. 

A recomendação surgiu depois que as prefeituras de Altamira e Vitória do Xingu (PA) prestaram informações e afirmaram que as obras para atender à população atingida ainda não saíram do “marco zero”. O padrão foi adotado pelo próprio Ibama para medir os impactos do empreendimento. 

De acordo com a Licença Prévia nº 342/2010, que permite a construção do empreendimento, a instalação, mesmo que parcial, só poderia ocorrer depois do início da construção de escolas, postos de saúde, hospitais e obras de saneamento nos municípios e localidades diretamente afetados. 

Segundo o Ministério Público, a infraestrutura de saúde e educação é uma das questões que mais preocupa as comunidades da região uma vez que o simples anúncio da obra já começou a atrair migrantes e está sobrecarregando os serviços na região. “Sequer foi assinado convênio entre o empreendedor e o município de Altamira tratando da questão da saúde no município”, afirma o documento do MP. 


Fonte:
Agência Brasil



25/10/2010 16:50


Artigos Relacionados


Ministério Público do Pará apresenta 11ª ação contra Belo Monte

Ministério Público questiona autorização para construir Belo Monte sem consulta a índios

Audiência pública debate problema com licenças ambientais para usina de Belo Monte

Norte Energia diz que já enviou informações sobre Belo Monte ao Ministério Público

Subcomissão de Belo Monte realiza audiência para discutir os problemas nas licenças ambientais da obra da usina

Ibama diz que tem segurança jurídica para emitir licença de Belo Monte