Ministério realiza ato pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego está realizando na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do edifício sede, uma solenidade pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Durante o encontro, o ministro Carlos Lupi apresentará a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), da qual constará o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
A PNSST busca a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.
São responsáveis diretos pela implementação e execução da PNSST os ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Previdência Social. Os princípios que norteiam a política são a precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação; universalidade; integralidade; e diálogo social.
Entre as diretrizes do novo plano estão a inclusão dos trabalhadores brasileiros no sistema nacional de promoção e proteção da saúde; a estruturação de rede integrada de informações em saúde do trabalhador; e a adoção de medidas especiais para atividades laborais de alto risco.
Denominado Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o dia 28 de abril é celebrado mundialmente. No Brasil, denominada pela Lei 11.121/2005 como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a data é lembrada desde 2005.
Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego
28/04/2011 11:40
Artigos Relacionados
CDH vai celebrar Dia Mundial em Memória de Vítimas de Acidentes de Trabalho
CDH comemora Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
País promove Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Fundacentro lembra Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente
Prevenção é foco de evento em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho
Empresas devem ressarcir INSS pelas vítimas de acidentes de trabalho