Ministérios traçam plano para reduzir emissão de carbono



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento Agrário instituíram nesta quarta-feira (9) o Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC Nacional). O plano tem por objetivo garantir o aperfeiçoamento de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais e estimular a redução de emissões de gases do efeito estufa. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A meta do Plano ABC Nacional é reduzir em até 162,9 milhões de MgCO2eq (162,9 quilos de carbono equivalente) as emissões de carbono pelo setor agropecuário brasileiro até 2020. Para isso, o plano pretende recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas com o uso de adubo e manejo adequado; aumentar de 6 milhões para 9 milhões de hectares a área de reflorestamento destinada a produção de celulose, fibras e madeira no País; além de tratar 4,4 milhões de m² de dejetos animais para a produção de energia e compostos orgânicos, entre outros objetivos.

Segundo a portaria, os ministérios têm 90 dias para montar uma Comissão Executiva Nacional do Plano ABC para coordenar ações conjuntas.

Fonte:

Diário Oficial da União



09/10/2013 15:59


Artigos Relacionados


Senado inicia projeto para reduzir efeitos da emissão de carbono

Ministérios apresentam plano para redução de emissão de gases de efeito estufa

Ministério da Agricultura apresenta plano de emissão de baixo carbono no FST

Rio Grande Sul terá grupo gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono será reforçado pelo Fundo Clima

Parlamentares, representantes de ministérios e CBF traçam estratégias para o Projeto Copa Limpa