Ministra da Cultura apresenta programas durante reunião do Conselho Nacional



Durante abertura da 20ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), na última quarta-feira (16), em Brasília, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, salientou a oportunidade de conversar sobre a cultura do País com os integrantes do Conselho e apresentou os principais programas do Ministério da Cultura.

"Considero esse encontro um privilégio de podermos conversar o que a Cultura pensa, sonha e busca de ações concretas. Aqui temos o termômetro do Brasil, do que cada grupo cultural pensa", declarou.

Marta Suplicy explicou as ações realizadas em sua gestão, que completou pouco mais de um ano. "Trabalhamos para aprovar projetos no Congresso Nacional - como o SNC e o Vale-Cultura – além de focar as políticas na inclusão social e na internacionalização da cultura brasileira. Agora em Frankfurt, acontecemos com a nossa dimensão. Somos um País dinâmico e em formação", declarou ela ao contar sobre a participação do Brasil durante a Feira do Livro de Frankfurt, na qual o Brasil foi o homenageado.

Ações

As ações de inclusão social reúnem os editais para produtores e artistas negros, para as mulheres das artes, além de iniciativas para a região Amazônica e de acessibilidade para pessoas com deficiências. O Vale-Cultura também proporcionará aos trabalhadores acesso ao consumo de bens e serviços culturais.

O Vale é um benefício de R$ 50 mensais que será concedido pelas empresas, prioritariamente, aos trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos. Com esse valor, o trabalhador poderá ir a teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo; comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais; e até comprar um instrumento musical.

Durante a conversa, a ministra ainda pediu aos integrantes do Conselho que levem as informações sobre o Vale-Cultura e demais políticas do MinC a suas comunidades. A reunião aconteceu até quinta-feira (17) e foi presidida pelo secretário-Executivo do MinC, Marcelo Pedroso, com a participação de dirigentes do sistema MinC.

CNPC

O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura. A finalidade do órgão é propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

São competências do plenário, dentre outras, acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Nacional de Cultura; estabelecer as diretrizes gerais para aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Cultura; apoiar os acordos para a implantação do Sistema Federal de Cultura; e aprovar o regimento interno da Conferência Nacional de Cultura. O Plenário do CNPC é composto por 58 titulares, com direito a voz e voto.

 

Fonte:

Ministério da cultura



18/10/2013 11:47


Artigos Relacionados


Ministra da Cultura apresenta prioridades da pasta para 2014

Sistema Nacional de Cultura é debatido durante conferência

Conselho de política cultura realiza 1ª reunião do ano em Brasília

Conselho Monetário Nacional divulga ata sobre reunião

Parque Nacional do Amapá promove reunião do conselho

Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca realiza 4ª Reunião Ordinária