Ministra recebe prêmio concedido ao Bolsa Família
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, recebe nesta quarta-feira (13), em nome do governo brasileiro, o I Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social, concedido ao Bolsa Família pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA, na sigla em inglês). Ela representará a presidenta Dilma Rousseff na premiação, que ocorrerá durante o Fórum Mundial de Seguridade Social, em Doha, no Catar.
O prêmio é atribuído a instituições e programas conforme a relevância de sua contribuição. O Bolsa Família foi selecionado entre outras experiências e teve a melhor avaliação em três critérios: compromisso político extraordinário, habilidade de implementação e disponibilidade de avaliação de impacto.
O secretário-geral da ISSA, Hans-Horst Konkolewsky, esteve em Brasília no fim de outubro para participar das comemorações dos 10 anos do programa e explicou que havia uma lista de fortes candidatos ao prêmio, mas a iniciativa brasileira despontou como a mais preparada e a que preencheu todos os critérios da Associação, além de ter obtido as notas mais elevadas em todos os requisitos.
Segundo Konkolewsky, a experiência brasileira desperta muito interesse dos países que estão fazendo a transição similar de um estágio econômico a outro mais desenvolvido. O que mais chama atenção, de acordo com o secretário, é a filosofia por trás do Bolsa Família, que oferece aos mais pobres um benefício base para as necessidades mais urgentes, mas condiciona isso a certas exigências, como, por exemplo, matrícula e assiduidade da criança na escola e avaliação periódica de saúde das crianças e das mulheres grávidas e em fase de amamentação. “É por isso que esse modelo vem sendo estudado com atenção no mundo inteiro. Inclusive, vários elementos do Bolsa Família já estão sendo replicados em vários países.”
Na ocasião do anúncio do prêmio, a presidenta Dilma Rousseff disse que este é um reconhecimento importante pelo esforço realizado pelo governo brasileiro para estender a proteção social a todo o país.
“O Brasil tem milhões de razões para estar orgulhoso do Bolsa Família, um programa que reduz as desigualdades e beneficia todos os brasileiros“, disse. “O Bolsa Família garantiu que 36 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza, mantém 16 milhões de crianças e adolescentes na escola e também foi decisivo para reduzir a mortalidade infantil.”
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
11/11/2013 15:39
Artigos Relacionados
Bolsa Família recebe prêmio internacional por desempenho extraordinário
Bolsa Família recebe prêmio Top of Mind 2010 em Salvador
Monitoramento dos beneficiários do Bolsa Família recebe prêmio de gestão pública
Ministra apresenta números do Bolsa Família em SC
Bolsa Família estimula o trabalho, diz ministra
Ministra apresenta avanços do Bolsa Família em São Paulo