Ministro afirma que Brasil e Uruguai articulam novo modelo de integração



O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse na  quinta-feira (19) que Brasil e Uruguai articulam um novo modelo de integração. Segundo ele, a reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente José Mujica, no Palácio da Alvorada, foi uma oportunidade histórica para avançar na integração energética e das cadeias produtivas. 

“Foi uma reunião centrada no que ambos dirigentes consideram oportunidade histórica para desenvolver um novo modelo de integração entre Brasil e Uruguai. Oportunidade histórica pelo nível alcançado na discussão política e também no nível alcançado nos projetos de integração que permitem olhar para o futuro com um nível de ambição mais elevado”, avaliou o ministro. 

Segundo Patriota, as relações entre Brasil e Uruguai vivem um excelente, único e histórico momento. A expectativa agora é expandir a cooperação bilateral nas áreas de tecnologia e inovação, e fortalecer a integração de suas cadeias produtivas, sobretudo no setor da construção naval. 

“A presidenta Dilma quer transformar a cooperação neste setor em uma produção emblemática”, explicou o ministro. 

Já a integração energética deve ganhar novo impulso, segundo Patriota, com a construção da linha de transmissão que ligará Candiota, no Rio Grande do Sul, a Montevidéu, e com a exploração da energia eólica que deve gerar 300 megawatts em solo uruguaio.

 

Fonte:
Blog do Planalto

 

20/04/2012 16:45


Artigos Relacionados


Brasil quer aprofundar integração produtiva com Uruguai

Brasil quer aprofundar integração produtiva com Uruguai

Brasil e Uruguai debatem integração da infraestrutura e cooperação em ciência e energia

Presidenta afirma que Rio + 20 vai discutir novo modelo de desenvolvimento

Projeto São Francisco começa a operar no próximo ano, afirma ministro da Integração

Lara solicita audiência com novo ministro da Integração Nacional