Ministro da Defesa participa de audiência pública sobre reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza na próxima quarta-feira (3), às 10h, audiência pública com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre a reativação das atividades, no Atlântico Sul, da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos da América. A reunião acontecerá na sala 07 da Ala Alexandre Costa no Senado Federal.
Desde maio deste ano os senadores têm comentado e criticado a reativação da frota norte-americana nas águas da América Latina, determinada pelo presidente George W. Bush. Em julho, o senador José Nery (PSOL-PA) discursou em Plenário criticando o fato. Ele lembrou que a frota foi criada em 1943 para patrulhar submarinos alemães nas águas da região da América Latina, mas foi desativada em 1950. Para José Nery, o fato representa "um verdadeiro ataque à soberania brasileira e uma ameaça à paz na região". Na interpretação do senador, o restabelecimento da Quarta Frota estimula a militarização e a corrida armamentista nas Américas, além de representar uma "ameaça nuclear", já que os navios seriam dotados de equipamentos nucleares.
Também em julho, durante reunião da CRE, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse ser "radicalmente contra" a decisão do governo dos Estados Unidos de reativar a Quarta Frota, a respeito da qual afirmou ter as "piores recordações" - em referência à participação do governo norte-americano na deposição do então presidente brasileiro João Goulart, em 1964.
No mesmo mês, Simon, Eduardo Suplicy (PT-SP), João Pedro (PT-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestaram ao embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, preocupação com a reativação da frota. Eles pediram a Sobel que transmitisse aos então candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, suas reservas em relação à decisão adotada em final de mandato pelo presidente Bush.
Ainda em julho, Cristovam, em discurso no Plenário, considerou "um erro diplomático" o posicionamento da Quarta Frota em águas do Atlântico próximas à América Latina. Ele disse que a opinião pública nacional, alertada para possíveis ações visando à internacionalização da Amazônia, teme que a aproximação daquela força naval configure mais uma afronta à soberania nacional.
Dias depois, senadores da CRE reuniram-se com Jobim e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para discutir o tema. No mesmo dia, representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Suriname e Venezuela no Parlamento Amazônico (Parlamaz) concluíram encontro com uma declaração chamada "Carta de Brasília", na qual defenderam o desenvolvimento sustentável e afirmaram que a presença da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos nos mares da América do Sul é uma ameaça à soberania dos países da região.
Já no final de julho, o Parlamento do Mercosul aprovou projeto de declaração, apresentado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que considera "inoportuna e desnecessária" a reativação da Quarta Frota. O texto ressaltou que a América do Sul é uma região "pacífica e democrática", onde os eventuais conflitos são resolvidos segundo os princípios da não-intervenção e da solução negociada de divergências.
Em agosto, Suplicy leu em Plenário a carta enviada aos candidatos John McCain e Barack Obama, aprovada por unanimidade pelos membros da CRE. Na carta, de idêntico teor a ambos os candidatos, os senadores questionaram a posição de cada um sobre a reativação da frota.
Em meados de setembro, ao apresentar ao Parlamento do Mercosul a proposta de criação do Conselho de Defesa da América do Sul, o ministro Jobim defendeu a vinculação das estratégias de defesa e desenvolvimento da região. Na ocasião, Jobim afirmou não ter "nenhuma preocupação" com a recriação da Quarta Frota. Ele atribuiu a recriação da frota a uma "reorganização administrativa" e observou que se deve apenas estar atento à soberania dos países da região sobre suas águas territoriais. "As águas jurisdicionais sul-americanas são sul-americanas. E ponto", disse ele.
28/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada declaração contra reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA
José Nery critica reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos
Aprovada declaração que considera inoportuna reativação da Quarta Frota da Marinha norte-americana
CRE enviará carta a Obama e McCain sobre reativação da Quarta Frota
Nelson Jobim é convidado a debater reativação da Quarta Frota
Ministro das Cidades participa de audiência pública sobre situação de trens metropolitanos