Ministro da Fazenda diz que país está mais preparado para a reforma tributária



Em reunião com parlamentares do PMDB, o ministro Guido Mantega avaliou há pouco que o país está muito mais preparado para fazer a reforma tributária. Para ele, em primeiro lugar, o crescimento da economia oferece condições à União de assumir possíveis perdas dos estados pela adoção de ajustes no sistema tributário.

Na avaliação do ministro, ainda, outro fator favorável à reforma é o nível que atingiu a guerra fiscal entre os estados, que torna a prática dos mecanismos de atração de investimentos uma luta "fratricida", em que ninguém leva vantagem.

Em terceiro lugar, Guido Mantega diz que hoje há melhores condições para uma avaliação dos impactos fiscais das medidas que vierem a ser adotadas, de forma que é possível saber quanto os entes federativos vão passar a arrecadar. E o melhor instrumento para isso, segundo ele, é a adoção da nota fiscal eletrônica.

A reunião com o ministro conta com a presença de senadores e deputados do PMDB. Participam do debate os líderes do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (MA), e do Senado, Romero Jucá (RR), bem como os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de Santa Catarina, Luiz Henrique.



11/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp: Congresso está preparado para debater e aprovar reforma tributária

Inflação do País está sob controle, garante ministro da Fazenda

SECRETÁRIO-EXECUTIVO AFIRMA QUE PAÍS ESTÁ 90% PREPARADO PARA "BUG"

Ministro da Fazenda diz que fase mais aguda da crise está no fim

Henrique Meirelles diz na Comissão de Orçamento que país está preparado para crescer

BRASIL ESTÁ MAIS PREPARADO PARA ENFRENTAR CRISE DO PETRÓLEO