Ministro das Cidades comenta projetos de mobilidade para a Copa



O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse nessa quinta-feira (6), que não deve haver problema de mobilidade urbana durante a Copa do Mundo. Ele disse que todas as obras deverão ser entregues até maio, que é o prazo final para que sejam concluídas em todas as 12 cidades-sede do Mundial.

“Nós já testamos as seis cidades que participaram da Copa das Confederações e não tivemos problemas específicos de mobilidade”, argumentou. “Fizemos uma checagem em todas as cidades-sede para saber se havia alguma interferência dessas obras nos eventos. Naquelas em que havia algum tipo de interferência, agilizamos para que sejam entregues o mais rápido possível, e estamos acompanhando de perto para que o prazo seja cumprido e não haja atrasos”, completou Ribeiro.

Segundo ele, na questão de mobilidade urbana o governo leva em conta o legado para a população e não apenas as necessidades da Copa, pois apenas 10% dessas obras têm alguma relação com o evento e 90% não interferem diretamente nele, como as de metrô, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e Bus Rapid Transit (BRTs), que vão ultrapassar o período da Copa.

Os problemas existentes nos transportes públicos do País, de um modo geral, são consequência da falta de investimentos nessa área durante muito tempo, de acordo com Aguinaldo Ribeiro.

“Há 30 anos não havia investimentos em transportes públicos. A Copa do Mundo foi apenas um vetor de partida desse processo, mas, na verdade, as obras de mobilidade urbana são executadas para o legado da população. Hoje, independentemente da Copa e levando em conta todas as cidades, temos investimento de R$ 143 bilhões, entre contratos em andamento, contratos selecionados e ainda recursos disponibilizados pela Presidência da República, desde junho do ano passado, após as chamadas manifestações”.

Fonte:
Portal da Copa



07/02/2014 11:48


Artigos Relacionados


Ministro das Cidades visita obras de mobilidade para Copa

Cidades-sede da Copa têm até dezembro para assinar contratos de obras de mobilidade, diz ministro

FGTS vai financiar até R$ 4 bi para mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa

Em jornal, ministro comenta desenvolvimento do País para a Copa

Ministro inicia visita a cidades-sede da Copa 2014 em São Paulo

Cidades-sede da Copa apresentam projetos na Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade