Ministro das Cidades será convidado a explicar denúncias de desvios no Minha Casa, Minha Vida
O Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, será convidado a prestar informações aos senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) sobre denúncias de cobrança de propina de pequenas construtoras que atuam no Programa Minha Casa, Minha Vida. Requerimento neste sentido, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi aprovado em reunião nesta terça-feira (14).
Segundo matéria publicada no jornal O Globo no fim de abril, empresa montada por ex-funcionários do Ministério das Cidades estaria atuando em pequenos municípios, cobrando taxas sobre o valor dos imóveis para viabilizar autorização de participação das construtoras no programa.
Preço de remédios
Ainda na reunião desta terça-feira, foi aprovado requerimento do senador Fernando Collor (PTB-AL) solicitando ao Ministério da Saúde informações sobre elaboração de proposta de revisão do modelo regulatório de ajuste de preços de medicamentos, previsto na Lei 10.742/2003. A elaboração dessa proposta foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em acórdão feito a partir de análise da atuação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, para evitar a prática de preços abusivos.
Collor foi o relator na CMA de aviso do TCU sobre o acórdão que sugere a elaboração de proposta pelo Executivo, a qual deverá prever a desvinculação entre ajustes de preços e inflação, além de revisões periódicas a partir de variação cambial e custo dos diferentes tratamentos.
Efeito estufa
Também foi aprovado, na reunião desta terça-feira, requerimento para realização de audiência pública conjunta com a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), para discutir o projeto “Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil”.
Autora do requerimento para realização do debate, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) propõe que sejam convidados representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Meio Ambiente e da Fazenda, além de técnicos do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
14/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo fixa diretrizes do Minha Casa, Minha Vida para cidades de até 50 mil habitantes
Minha Casa, Minha Vida não dinamiza mercado imobiliário em pequenas cidades, diz Ipea
Planejamento e Cidades divulgam nota conjunta sobre o Minha Casa, Minha vida
Wellington Dias comemora inclusão de cidades com menos de 50 mil habitantes no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa Minha Vida gera emprego e renda, diz ministro
“Símbolo do Minha Casa Minha Vida é a mulher brasileira”, diz ministro