Ministro encerra Torneio Mundial de Pentatlo Militar



O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a importância de competições esportivas militares para o maior conhecimento e aproximação das nações. “Pode-se dizer que, na verdade, todos são verdadeiros soldados da paz”, enalteceu Amorim ao fazer referência aos 171 atletas presentes no encerramento oficial do 60º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar. A competição ocorreu no Rio de Janeiro, de 9 a 18 de novembro, e reuniu 29 países. O evento foi organizado pelo Ministério da Defesa por meio do seu Departamento de Desporto Militar (DDM). 

Considerado o principal esporte do Conselho Internacional do Desporto Militar (Cism), o pentatlo militar é dividido em cinco provas: tiro, natação com obstáculo, lançamento de granada e corridas, com obstáculos e em terreno irregular. Cada país é representado por uma equipe de seis atletas homens e quatro mulheres. Os quatro melhores homens e as três melhores mulheres contam pontos para a classificação geral por equipe. Os competidores têm de realizar as cinco provas.

Na edição brasileira, a China confirmou o favoritismo. Sagrou-se campeã no resultado final por equipes, tanto no masculino quanto no feminino, seguida pelo Brasil em segundo e a Rússia em terceiro lugar. O destaque individual, no masculino, foi do Brasil, tendo como campeão o 1º Tenente do Exército Brasileiro, Douglas Castro. O vice-campeão foi o Capitão Vognild Trond, da Noruega e o terceiro colocado foi o Sargento Sonnenberg Andrej, da Alemanha. No feminino, as três primeiras colocações individuais ficaram com as chinesas.

A 3º Sargento do Exército Brasileiro, Naiana Freire, quebrou o recorde da prova de natação, com o tempo de 27,3 segundos e o chinês Pan Yucheng igualou o recorde da prova da pista de obstáculos, com o tempo de 2 minutos e 10,5 segundos. A equipe brasileira feminina quebrou o recorde por equipes da prova de revezamento da pista de pentatlo militar, ficando com o primeiro lugar nessa modalidade.

A cerimônia oficial de encerramento aconteceu no último sábado (16). Além das delegações dos países participantes, também estiveram presentes o Secretário Geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Júlio Saboya, a Autoridade Pública Olímpica do Brasil, General de Divisão Fernando Azevedo e Silva e o Presidente do CISM, Coronel Hamad Kalkaba Malboum. O próximo campeonato mundial de pentatlo militar acontecerá em 2014, na Coréia do Sul.

Fonte:

Ministério da Defesa



18/11/2013 13:03


Artigos Relacionados


Brasileiro é campeão mundial de pentatlo militar

Mundial de Pentatlo Militar vai reunir 180 atletas no Rio

Brasileiros estão no Top 15 do ranking mundial júnior de pentatlo

Bolsistas defendem Brasil no mundial de pentatlo moderno na Argentina

Alistamento militar obrigatório encerra nesta sexta-feira (28)

Seleção brasileira militar de futebol feminino é bicampeã mundial