Ministro fala sobre espionagem na internet



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reiterou as críticas que o governo brasileiro vem apresentando à maneira como é feita a governança da rede mundial de computadores. "A rede tem sido aberta para tudo, menos no modo de ser governada", afirmou Bernardo, nesta terça-feira, durante a sessão de abertura do Fórum de Governança da Internet (IGF), realizado em Bali, na Indonésia.

Paulo Bernardo ressaltou a preocupação com a quebra de confiança em relação ao uso da internet em todo o mundo, diante das denúncias de espionagem. Na avaliação do ministro, "a forma como se dá a governança da rede, hoje, agrava este cenário". Bernardo fez críticas ao modelo atual de gestão da rede, que "há décadas é predominantemente unilateral e com centralização excessiva, tanto no que fiz respeito à conectividade quanto à localização de dados e informações".

Universalização do acesso

O ministro brasileiro ressaltou o crescimento do acesso à internet no Brasil, onde hoje já existem mais de 100 milhões de internautas, com destaque para as regiões historicamente menos atendidas pelo serviço. No entanto, o ministro ponderou: "não queremos qualquer internet", fazendo referência ao uso da ferramenta para obtenção não autorizada de informações ou a violação das liberdades e direitos fundamentais.

Democracia

Bernardo defendeu a internet como espaço de manifestação de opiniões e divulgação de ideias, nos moldes do que é apregoado nas sociedades democráticas. Contudo, ressaltou que é preciso democratizar também a maneira como a rede é gerenciada: "Se a internet é reconhecida como o lugar onde novas formas de participação democrática são colocadas em prática, acredito ter chegado a hora de darmos mais democracia a ela".

Reuniões

Durante o Fórum de Governança da Internet, o ministro das Comunicações se reuniu com representantes da sociedade civil brasileira para esclarecer temas relacionais ao projeto do Marco Civil da Internet, em análise no Congresso Nacional. Bernardo também se reuniu com conselheiros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), presentes no fórum, para falar sobre o evento sobre governança da internet que será realizado no Brasil em 2014 e sobre a importância da colaboração da entidade para o encontro.

Fonte:

Ministério das Comunicações



22/10/2013 16:32


Artigos Relacionados


Ministro das Comunicações fala aos senadores sobre licitações para internet 4G

Paulo Bernardo fala no Senado sobre espionagem dos EUA no Brasil

LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE PORNOGRAFIA NA INTERNET

Hélio Costa fala sobre plano de massificação da internet no Brasil

Ministro fala sobre prioridades da educação em 2014

Ministro da Educação fala à CE sobre projetos prioritários