Ministro Rebelo parabeniza Seleção Feminina por título inédito



O Ministério do Esporte divulgou nota oficial do ministro Aldo Rebelo, parabenizando a Seleção Brasileira Feminina de handebol pela conquista do título mundial inédito conquistado neste domingo (22) na Sérvia. O Brasil venceu as donas da casa na final. 

Em mensagem, o ministro do Esporte elogiou a determinação das jogadoras, comemorando a escolha da armadora Duda Amorim para o prêmio de melhor jogadora do torneio. Ele lembrou dos investimentos do Ministério do Esporte na categoria ao traçar a evolução do handebol feminino e masculino desde 2011.  

Confira a íntegra da nota:

A Seleção Brasileira feminina de handebol emocionou o País inteiro neste domingo (22) com a épica conquista do título do Campeonato Mundial, disputado na Sérvia. Jogando diante das donas da casa, nossas atletas esbanjaram técnica e garra para levantar o troféu inédito, com uma campanha invicta. O Brasil já havia feito história ao garantir um lugar no pódio do Mundial, conquista nunca antes atingida pelo handebol brasileiro. Mas a equipe foi além e mostrou que a evolução iniciada em 2011, com o quinto lugar no Campeonato Mundial disputado em São Paulo, teve o coroamento merecido. Para completar, a armadora Duda Amorim recebeu o prêmio de melhor jogadora e a goleira Babi foi escalada para a seleção do torneio.

A evolução do handebol brasileiro tem participação fundamental do governo federal. Desde 2011, por meio de convênios do Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Handebol e de patrocínios do Banco do Brasil e dos Correios, vêm sendo investidos R$ 21,8 milhões nas seleções feminina e masculina. Desse total, R$ 5,4 milhões se destinaram especificamente à preparação da equipe feminina para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 – em que a equipe atingiu as quartas de final – e Rio 2016, o que inclui os treinamentos para o Mundial. A Seleção masculina também apresenta crescimento significativo: no Mundial de 2013, disputado na Espanha, em janeiro, evoluiu do 21º lugar no campeonato anterior para o 12º nesta edição.

Além disso, há recursos do Ministério do Esporte direcionados à organização do Mundial de São Paulo em 2011, ao Encontro Nacional de Professores de Handebol de Instituições de Ensino Superior, à estruturação do Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol no Sesi de Blumenau (SC), ao Campeonato Nacional de Handebol Escolar e à construção do Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro em São Bernardo do Campo (SP). O programa Bolsa-Atleta ainda contempla 328 jogadores e jogadoras de handebol, muitos deles nas categorias de base.

A modalidade tem correspondido plenamente ao apoio recebido. A conquista de hoje orgulha a todos nós, brasileiros. Deixo aqui registrada minha admiração e homenagem às jogadoras campeãs mundiais, ao treinador Morten Soubak e sua comissão técnica e à Confederação Brasileira de Handebol.

Aldo Rebelo

Ministro do Esporte

Fonte:
Ministério do Esporte



22/12/2013 18:14


Artigos Relacionados


Seleção feminina de handebol se reúne no Brasil após título mundial

Luta Olímpica feminina conquista ouro inédito no GP de Paris

Dilma parabeniza Marta pelo título de melhor jogadora de futebol do mundo

Seleção Feminina goleia Venezuela por 5 a 0

Seleção Feminina empata em 0 a 0 com o Uruguai

Seleção Feminina Sub-20 goleia Uruguai por 8 a 1