Ministro ressalta Pronatec para recuperar atraso



O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira (26), que a formação técnica é o caminho para manter a competitividade e a produtividade do país. A referência do ministro foi aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele participou da abertura do quarto evento do Pronatec-Bolsa Formação que ocorre em Brasília (DF). O encontro começou nesta segunda-feira (25), e se estenderá até a quarta (27).

Mercadante lembrou o caráter estratégico do programa, por formar mão de obra qualificada, gerando emprego e renda, e destacou que o investimento de R$ 14 bilhões no programa serve para “recuperar o atraso histórico na educação brasileira”. Ele ressaltou, ainda, que “neste governo, o social é o eixo estruturante do desenvolvimento econômico”.

Segundo dados do Ministério da Educação, o Pronatec alcançou 5,4 milhões de matrículas entre 2011 e 2013. A meta é chegar a 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de formação inicial continuada até o final de 2014.

O encontro, que serve para planejar a oferta de vagas e cursos do programa, reúne os três segmentos responsáveis pelo andamento do Pronatec. O primeiro segmento informa o tipo de profissional que o mercado precisa. O segundo apresenta quantas vagas serão abertas nas diferentes modalidades de formação técnica e de educação inicial e continuada, e o terceiro é o governo federal, que coordena as ações do programa no país.

O evento conta com cerca de 500 pessoas, que representam entidades, instituições, governo federal e estaduais e parceiros do programa.

Fonte:
Ministério da Educação



26/11/2013 16:46


Artigos Relacionados


Wellington Dias ressalta importância do Pronatec

Mão Santa agradece a ministro providências para recuperar rodovias do Piauí

Ministro não acredita em atraso na Lei da Copa

Ministro participa da formatura de alunos do Pronatec no ES

ACM RESSALTA ABNEGAÇÃO DO EX-MINISTRO PARA DESENVOLVER O SETOR PÚBLICO

Ministro dos Transportes fala com Sarney e diz que meta do governo é recuperar rodovias