Ministro visitas estádios da Copa em Cuiabá e São Paulo
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitará o canteiro de obras da Arena Pantanal, na próxima segunda-feira (21). É a segunda vez que Rebelo verificará o andamento da construção em Cuiabá, dando sequência à segunda série de visitas às 12 cidades-sede da Copa do Mundo Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) Brasil 2014 para acompanhar a evolução das obras dos estádios. Na terça (22), o ministro vistoria o Estádio do Corinthians, em Itaquera (SP).
Nesta segunda série de vistorias, Rebelo já conferiu as obras em Fortaleza, Natal, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
A obra do novo estádio de Cuiabá inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43.136 espectadores e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos como shows, concertos, congressos e feiras que devem garantir a sustentabilidade financeira da arena.
O processo de montagem das estruturas metálicas dos dois últimos pavimentos dos setores norte e sul está em estágio avançado. As arquibancadas norte e sul são desmontáveis, permitindo a remoção de 30% do total de assentos do estádio. A diminuição da capacidade do estádio no pós-copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais. A construção da moderna arena multiuso conta com 650 trabalhadores.
Itaquera
No início do maio, a construtora responsável pela obra no estádio do Corinthians anunciou que 34,6% dos trabalhos estavam finalizados. Com previsão de ficar pronto em dezembro de 2013, o estádio receberá, ao todo, seis partidas do mundial, incluindo uma das quartas de final e uma semifinal.
A Arena Corinthians já apresenta estágio final das obras dos dois túneis que servirão de saídas de emergência no dias de jogos, bem como da galeria subterrânea de serviço. A construção conta hoje com 185 equipamentos e 1.710 trabalhadores, divididos em três turnos de trabalho. Além de 3.650 estacas cravadas, já foram montados 252 pilares, 339 vigas pré-moldadas, 146 vigas jacaré, 2.146 lajes e 688 degraus.
O local terá capacidade para 68 mil torcedores. São 48 mil assentos convencionais e 20 mil lugares retráteis, exigidos pela Fifa para a abertura, que deverão ser removidos após o mundial. O estádio terá 120 camarotes, 40 deles especiais, com capacidade para 90 pessoas, seis mil cadeiras superiores cobertas, 10 mil cadeiras numeradas cobertas, restaurantes e 3.500 vagas no estacionamento.
Fonte:
Ministério do Esporte
18/05/2012 15:29
Artigos Relacionados
Governo, Fifa e COL visitam estádios de São Paulo, Cuiabá e Curitiba
Ministro do Esporte visita Cuiabá para conferir obras da Copa de 2014
Consumo de bebidas alcoólicas em estádios e meia-entrada estão fora da Lei Geral da Copa, explica ministro
Portal da Copa divulga estágio das obras dos 12 estádios da Copa de 2014 em 2011
Estádios da Copa estarão prontos seis meses antes da Copa 2014, informa comitê
'A Copa do Mundo é nossa', diz Serys Slhessarenko ao defender Cuiabá como subsede da Copa de 2014